O Modo de Vida Urbano


Atualmente, os grandes centros urbanos brasileiros são espaços dotados de tecnologias em rede e diversos serviços para atender a crescente população. Mas nem sempre isto aconteceu nesta velocidade. Os centros urbanos começaram sua rápida ocupação quase que concomitantemente à difusão das indústrias pelo território nacional.
Visando melhores empregos, condições sociais trabalhadores de diversas partes do interior, migraram para os polos industriais brasileiros, concentrados principalmente na Região Sudeste, o que configurou um grande êxodo rural. O crescimento da população e sua concentração nas cidades foi um fenômeno que ocorreu em todo o território Brasileiro, porém na região Sudeste podemos perceber um crescimento negativo da população rural anual como mostra o gráfico do IBGE. Isso ocorre principalmente por ser uma região que concentra os maiores índices de atividades ligadas às cidades, tais como indústria comércio e a crescente construção civil.
Assim, a cidade ganhou novos moradores e consumidores para seus produtos. Ao longo dos anos o mercado industrial e comercial se desenvolveu e modificou a cidade, que diversificou-se, abrigando diversas culturas, músicas, crenças e variedades éticas em um mesmo espaço.
A realidade nos grandes centros e a precária rede de infraestrutura colaborou para o agravamento da poluição, e esta se apresenta de diversas formas no meio urbano, tais como poluição das águas em cidades onde o esgotamento sanitário não existe ou é ineficaz; a poluição atmosférica, devido à grande concentração de agentes poluidores nos centros urbanos, tais como indústrias e automóveis. Outros dois tipos de poluição presentes nas cidades  é a visual e sonora que originam-se do excessivo numero de cartazes, outdoors e anúncios fixados nos centros urbanos ou no caso da poluição sonora, o barulho maçante que a cidade produz diariamente.
Entretanto, mesmo com todos esses problemas apresentados, a vida na cidade é dotada de possibilidades, seja de trabalho, lazer, atividades culturais, boates, teatros, cinemas e lugares de convivência social que permitem aos moradores uma qualidade de vida mesmo com tantos problemas.  

Comentários

  1. Olá meu nome é Maicon Nonato sou engenheiro ambiental e tenho um blog como hobby, faço charges sobre problemas ambientais visite, se quiser publicar material no seu blog fique avontade abraço

    www.tudocomosempre.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas