Tecnologia da Informação Verde


O surgimento da tecnologia e sua intensa utilização trouxeram consigo agilidade nos processos de grandes e pequenas organizações, ocorrendo uma automatização imensa nas empresas. Mas o uso errôneo de seus recursos trouxe também consequências graves para o nosso cotidiano, onde a natureza e a saúde são os principais afetados por seus efeitos.
A TI Verde é um dos assuntos mais explorados nos últimos três anos, sendo tema de grandes congressos e revistas; mas apesar destes intensos debates, o tema ainda não é de conhecimento de muitos.
Neste contexto, TI Verde consiste em práticas voltadas para o uso correto dos recursos de TI - Tecnologia da Informação. Assim, as principais práticas da TI Verde são: economia de energia e de papel, virtualização de servidores, descarte e reciclagem de equipamentos. Cada uma dessas práticas contribui de forma direta e indireta com a sustentabilidade do planeta.
Concluiu-se então, que as empresas agregam essas práticas em seus processos de trabalho. No entanto, onde a maioria o faz pelo simples retorno em recursos financeiros ser visível. Uma das práticas mais rápidas nesse retorno é a de economia de energia, que pode ser praticada em simples ações, mas que faz uma grande diferença.
Completa-se também, que assim como existem normas para outras áreas, para a TI não é diferente, há normas e certificações, sendo que as principais são:
Selo Verde, RoHS - Restriction of Certain Hazardous Substances, ISO 14001 e PROCEL. Cada uma possui características diferentes, mas com o mesmo objetivo, conservação do meio ambiente.
Empresas que conseguem alguma certificação de contribuição com a sustentabilidade possuem vantagens competitivas em relação às concorrentes, como é o caso do selo PROCEL, que se refere aos produtos fabricados com o objetivo de economizar energia. As pessoas dão preferência a equipamentos eletrônicos que possuem este selo, pois o nível de economia é muito maior com relação a outros equipamentos que não o possuem.
Portanto, a TI Verde é uma boa prática que deve ser absorvida por todas as organizações que direta ou indiretamente utilizam recursos da TI.
 

Comentários

Postagens mais visitadas