Importância das Nascentes


O QUE É UMA NASCENTE
Nascente é um ponto de onde a água verte através da superfície do solo. Também é conhecida como olho d'água, cabeceira e fonte.
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS NASCENTES
A água doce pode ser considerada o elemento mais precioso da vida na Terra, satisfazendo todas as necessidades básicas dos seres humanos, dentre elas a saúde, a produção de alimentos e a permanência dos ecossistemas. Esta importância, associada à grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água sejam instrumentos essenciais para a manutenção e qualidade de vida de todos, inclusive das futuras gerações em nosso planeta.
As nascentes abastecem os riachos, córregos e cursos d’água que por sua vez abastecem os rios. Se não houver a proteção das nascentes, menor será a vazão de água disponível, os cursos d’água podem secar e a qualidade das águas será prejudicada, afetando todos os seres vivos que dependem dela para sobreviver.
As propriedades rurais têm um papel importante no que diz respeito à água, pois é nelas que ainda estão preservados as nascentes, riachos, rios e outros reservatórios deste líquido vital, e portanto, seus proprietários devem ser gratificados quando preservam suas propriedades visando o bem estar de todos.
Em vários pontos do País, iniciativas apresentam resultados, ainda que incipientes a maioria delas provê pagamentos a produtores rurais que conservam mananciais. Há também os primeiros projetos de sequestro de carbono, para recompensar agricultores que mantêm matas em suas propriedades. Os proprietários de terras que possuem nascentes dentro de suas propriedades assinam um contrato com a Prefeitura e recebem uma quantia em dinheiro todo mês para cuidar das águas e preservar o meio ambiente. Quando o dono das terras assina esse contrato, ele se compromete a cumprir a lei de preservação ambiental. Todos os termos existentes no contrato são feitos com a garantia de que o uso da área e o trabalho do proprietário não serão prejudicados.
O pagamento por serviços ambientais, é uma política ambiental que tem como objetivo transferir recursos, monetários ou não monetários, para aqueles que ajudam a conservar e preservar os recursos naturais. É um programa moderno e de grande benefício a todos.
Ajude a preservar e evite o desperdício com o uso incorreto o racionamento de água será uma realidade futura nos grandes centros urbanos.
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas