Educação Ambiental como alicerce para Empresas


As organizações estão cada vez mais comprometidas com a melhoria do seu desempenho ambiental, por meio de um melhor controle dos aspectos ambientais de suas atividades sobre o ambiente. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na ISO 14001 é uma estrutura desenvolvida para que as organizações possam consistentemente controlar seus impactos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as atividades desenvolvidas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ISO 14001
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei Nº 9.795, 1999).
Às empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas, estão incumbidas de promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente (Lei Nº 9.795, 1999).
A implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) conforme a norma ISO 14001 tem o objetivo de resultar na melhoria do desempenho ambiental das organizações.
A referida norma colocou a questão ambiental na agenda da alta administração das empresas; levou o tema meio ambiente aos funcionários de todos os níveis; investiu nos processos com vistas à melhoria contínua; e provocou um efeito-cascata na cadeia produtiva, com fornecedores de empresas certificadas sendo obrigados, por força do mercado, a também implantarem o SGA.
Esta norma requer que a organização: estabeleça uma política ambiental apropriada; identifique os aspectos ambientais levantados do passo da organização, atividades produtos e serviços existentes ou planejados de forma a determinar a significância dos impactos ambientais; identifique os requisitos legais aplicáveis; identifique prioridades e ajuste os objetivos e metas ambientais apropriados; estabeleça a estrutura e programas para implementar a política,alcançar os objetivos e encontrar as metas; facilite o planejamento, controle, monitoramento, ações corretivas e preventivas, auditoria e revise as atividades para assegurar que tanto a política está em conformidade quanto o sistema de gestão ambiental permanece apropriado, e seja capaz de se adaptar a mudanças de circunstâncias.
O primeiro passo na implantação do SGA é a sensibilização e compromisso da alta direção da empresa, bem como a motivação da importância e benefícios que esse tipo de gestão pode trazer no futuro. As principais motivações para uma organização adotar um Sistema de Gestão Ambiental podem ser a exigência por parte de um cliente significativo ou da matriz; apelo de marketing para manter ou ampliar mercados (principalmente o internacional); perspectivas de ganhos para a imagem institucional; pressões da comunidade (reivindicações, reclamações, movimentos, manifestações pela mídia, ações judiciais provenientes da comunidade ou de ONG?s); possibilidade de redução de desperdícios e custos de controles ambientais; interesse em financiamentos incentivados; garantia do cumprimento das leis ambientais; percepção das tendências mundiais.
A ISO 14001 (2004) define os princípios e diretrizes para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental de forma a buscar a manutenção e melhoria contínua no controle ambiental do processo. Esse procedimento é sugerido pela referida norma, conforme diagrama segue o assunto.
Modelo de Sistema da Gestão Ambiental para a Norma ISO 14001:2004
Esta norma é baseada na metodologia conhecimento como PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir). O PDCA pode ser descrito brevemente da seguinte forma:
Planejar: Estabelecer os objetivos e processos necessários para atingir os resultados em concordância com a política ambiental da organização.
Desenvolver: Implementar os processos conforme planejado.
Checar: Monitorar e medir os processos em conformidade com a política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais e outros e relatar os resultados.
Agir: Agir para continuamente melhorar o desempenho do sistema da gestão ambiental.
A metodologia do PDCA pode se aplicado a todos os processos organizacionais, funcionando como um constante ciclo de melhoria contínua.
A Gestão Ambiental baseada na ISO 14001 vem se tornando importante, pois fornece bases para a formação de políticas, planos e projetos que permitem o manejo dos riscos e impactos das atividades produtivas. Contudo, as organizações estão se voltando para a sustentabilidade, com o objetivo de levar todas as pessoas a pensar e agir para preparar o mundo frente aos desafios dos próximos séculos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas