Aproveitamento da Água de Chuva


O aproveitamento da água de chuva refere-se a um sistema relativamente simples, que consiste na captação, filtragem, armazenamento e distribuição da água que cai no telhado da edificação.
A água de chuva é uma das formas de ocorrência de água na natureza e faz parte do processo de trocas do ciclo hidrológico. As chuvas são fundamentais para a recarga dos rios, dos aquíferos, para o desenvolvimento das espécies vegetais e também para carregar partículas de poeira e poluição existentes na atmosfera. A qualidade das águas pluviais pode variar em relação ao grau de poluição do ambiente. Os requisitos de qualidade e segurança sanitária das águas pluviais estão diretamente relacionados com o fim a que se destinam.O aproveitamento da água de chuva caracteriza-se por ser um processo milenar, adotado por civilizações como Astecas, Maias e Incas. Tomaz (2003) relata que um dos registros mais antigos do aproveitamento da água de chuva data de 850 a.C., referindo-se as inscrições na Pedra Moabita, no Oriente Médio, onde o rei Mesha sugere a construção de reservatórios de água de chuva em cada residência. O autor faz referência ainda ao palácio de knossos na Ilha de Creta, onde há aproximadamente 2000 a.C., a água da chuva era aproveitada na descarga das bacias sanitárias.
Assim sendo, o aproveitamento da água de chuva refere-se a um sistema relativamente simples, que consiste na captação, filtragem, armazenamento e distribuição da água que cai no telhado da edificação. Segundo Fendrich (2009) a tecnologia para o uso da água de chuva nas edificações é a soma das seguintes técnicas:
a) coletar a água que precipita no telhado;
b) eliminar a água do início da chuva (descarte inicial);
c) unidades de sedimentação, filtragem, tratamento e melhoria da qualidade da água;
d) armazenar a água da chuva em reservatórios;
e) abastecer os locais de uso;
f) drenar o excesso da água de chuva, em caso de chuvas intensas;
g) completar a falta de água em caso de estiagem prolongada.   
Em se tratando de sistemas de aproveitamento da água de chuva, a manutenção e higienização dos equipamentos componentes de tal sistema são fundamentais para a preservação da qualidade da água. Não obstante, ressalta-se que a superfície de coleta da água de chuva pode influenciar na qualidade da mesma, seja pelo material da superfície ou devido a substâncias presentes em tais superfícies, como: fezes de aves e roedores, artrópodes e outros animais mortos em decomposição, poeira, folhas e galhos de árvores, revestimento do telhado, fibras de amianto, resíduos de tintas, entre outros que ocasionam tanto a contaminação por compostos químicos quanto por agentes patogênicos.
Outro fator de relevada significância diz respeito ao dimensionamento dos reservatórios de água de chuva. A NBR 15.527/07 sugere em seu Anexo A, alguns métodos para o dimensionamento do reservatório, entretanto, fica a critério do projetista a escolha do método que melhor se aplica a cada situação. Vale ressaltar a importância de uma análise holística dos fatores que envolvem o aproveitamento da água de chuva no dimensionamento do reservatório. Devem ser considerados os aspectos hidrológicos locais, o atendimento ao consumo, os aspectos sanitários e também a sustentabilidade hídrica da bacia hidrográfica. Armazenar grandes volumes de água de chuva nas edificações, por longos períodos de tempo, pode comprometer a segurança sanitária da água armazenada e, ainda interferir no processo do ciclo do uso da água na bacia hidrográfica.
Destacam-se algumas recomendações de suma importância na implantação de sistemas de aproveitamento da água de chuva nas edificações:
a) a desinfecção da água de chuva armazenada antecipadamente ao uso; b) a higienização frequente do reservatório de água de chuva;
c) a análise da concepção do método de dimensionamento, a fim de subsidiar a escolha mais adequada a cada situação, preferencialmente aqueles que contemplem a abordagem holística do aproveitamento da água de chuva contextualizada na sustentabilidade hídrica;
d) a construção de sistemas independentes para água de chuva e água potável a fim de evitar o risco de contaminação. 
Em estudo comparativo, desenvolvido por Giacchini et al. (2009) entre alguns dos métodos de dimensionamento propostos na NBR 15.527/07, o método de Fendrich (2002) e o método da Lei 10.785/03 do Município de Curitiba, observou-se a existência de divergência entre os resultados obtidos para o volume do reservatório dimensionado através dos métodos citados. Tal divergência foi justificada em função da diferença da natureza conceptiva de cada um dos respectivos métodos. Os autores concluíram que a inclusão da análise de critérios sanitários, pode ser valiosa para o estudo do dimensionamento de reservatórios de sistemas de aproveitamento da água de chuva.
 
Fonte: CREA - PR

Comentários

Postagens mais visitadas