Derrubar as florestas para a prática da agricultura é recomendável


Não. Mas veja os porques.
As principais consequências do desmatamento são:
- Destruição da biodiversidade; genocídio e etnocídio das nações indígenas; erosão e empobrecimento dos solos; enchente e assoreamento dos rios; diminuição dos índices pluviométricos; elevação das temperaturas; desertificação; proliferação de pragas e doenças.
Uma das consequências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são desconhecidas do homem, correndo o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas. Esse bem natural é muito conhecido pelos índios que vivem nas florestas. Mas esse povo indígeno também estão sofrendo um processo que tem levado à perda de seu patrimônio cultural, dificultando, o acesso aos seus conhecimentos.
Um consequência agravante do desmatamento é o progresso dos processos de erosão. As árvores de uma floresta têm a função de proteger o solo, para que a água da chuva não passe pelo tronco e infiltre no subsolo. Elas diminuem a velocidade do escoamento superficial, e evitam o impacto direto das chuvas como o solo e suas raízes ajudam a retê-lo, evitando a sua desagregação.
As queimadas
É um processo utilizado para a derrubada das matas e retirada da cobertura vegetal de terrenos que serão utilizados para a prática de atividades agrícolas e pecuárias.
Esta é uma técnica bastante nociva para os ecossistemas, pois causam um grande desequilíbrio ambiental.
Veja os principais fatores prejudiciais das queimadas: destruição dos ecossistemas, morte dos microorganismos fundamentais para o solo, a fumaça da queimada provoca a perda dos minerais, empobrecimento do solo, diminuindo a colheita, a fauna e a flora são destruídas.
Além desses impactos locais e regionais da devastação das florestas, há também um perigoso impacto em escala global. A queima das florestas, seja em incêndios criminosos, seja na forma de lenha ou carvão vegetal para vários fins (aliás, a queima de carvão vegetal vem aumentando muito na Amazônia brasileira, como resultado da disseminação de usinas de produção de ferro gusa, principalmente no Pará), tem colaborado para aumentar a concentração de gás carbônico na atmosfera. É importante lembrar que esse gás é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. 

Comentários

Postagens mais visitadas