Corredor Genico ou Ecologico


Você já deve ter observado trechos de mata nativa em determinadas regiões. Às vezes, podemos notar mais de um fragmento de mata, porém distantes uns dos outros, e entre eles uma porção de terra desmatada. Corredor gênico é a ligação, através do plantio de árvores, entre trechos de mata nativa isolados. Ao ligar esses trechos com um corredor de vegetação (preferencialmente de espécies nativas), animais e plantas poderão cruzar com indivíduos de parentesco distante, aumentando assim a diversidade genética. O corredor gênico é uma forma "artificial" de promover a biodiversidade e preservar espécies ameaçadas.
O conceito de corredor ecológico é novo no Brasil, mas sua aplicação é de extrema importância para a recuperação e preservação das matas e dos biomas, já que os remanescentes estão espalhados por milhares de pequenos e médios fragmentos florestais. Esses fragmentos são ilhas de biodiversidade que guardam as informações biológicas necessárias para a restauração dos diversos ecossistemas que integram o Bioma.
Neste sentido, sempre que não existe ligação entre um fragmento florestal e outro, é importante que seja estabelecido um corredor entre estes fragmentos e que a área seja recuperada com o plantio de espécies nativas ou através da regeneração natural. Os corredores ecológicos podem ser criados para estabelecer ou para manter a ligação de grandes fragmentos florestais, como as unidades de conservação, e também para ligar pequenos fragmentos dentro de uma mesma propriedade ou microbacia. Um meio fácil de criar corredores é através da manutenção ou da recuperação das matas ciliares, consideradas áreas de preservação permanente, que ultrapassam as fronteiras das propriedades e dos municípios. Através das matas ciliares é possível estabelecer conexão com as reservas legais e outras áreas florestais dentro das propriedades.
Corredor gênico ou ecologico é justamente ligar estes trechos com o plantio de árvores.
Para que serve
Em um trecho de mata isolado, tanto a flora como a fauna reproduz-se, dentro deste pequeno trecho. Com o tempo os cruzamentos de plantas e animais ocorrem entre indivíduos com parentesco muito próximo, ocorrendo o empobrecimento genético.
Ao ligar trechos de matas com um corredor de árvores, animais e plantas poderão cruzar com indivíduos de parentesco distantes, aumentando assim a diversidade genética.
A aplicação correta do Código Florestal quanto à manutenção ou recuperação das áreas de preservação permanente e reservas legais permite que se faça um planejamento da paisagem por microbacia ou por município, mantendo todas as florestas interligadas. O planejamento da paisagem pode ser feito de maneira participativa entre os proprietários, autoridades públicas e organizações não governamentais.
Para que serve a diversidade genética
Doenças atacam plantas e animais. Os que sobrevivem passam em seus genes a imunidade a aquela doença. Quanto maior for a troca entre genes nos cruzamentos, maiores são as chances das novas gerações sobreviverem às pragas, e gerarem filhos cada vez mais preparados às novas doenças que também melhoram sua forma de ataque.
Por isso é muito importante, quando possível, aplicar a técnica do corredor genético.
Em propriedades rurais, a melhoria genética dos fragmentos florestais poderá ajudar também no controle de pragas na produção.
 

Comentários

Postagens mais visitadas