Ética Ambiental


O conceito de ética, em geral, parece muito amplo, abrangente.  Desde Aristóteles (o primeiro a se ocupar diretamente sobre este tema, vide Ética a Nicômaco), os filósofos buscam a compreensão, o conhecimento, do que poder ser entendido  deste tema do comportamento humano. Considere-se que a origem etimológica da palavra ética (do grego ethos) remete a algo associado a maneira de ser, caráter, lugar onde se está, moradia.  Na conceituação contemporânea ética é a reflexão sobre o conteúdo da moral.  Mas daí? O que é moral?  De novo buscando a raiz da palavra, descobrimos que a sua origem é latina, donde mor, moris, dizia respeito aos costumes, hábitos.  Costumes no sentido daquilo que era comum a todos, todos observavam, realizavam. Então, moral são ações, atitudes, que fazem parte do que foi estabelecido como norma geral, costume dado a determinada população, cultura, algo aceito pela maoiria, senão por todos.
Partindo disso, situa-se moral como uma norma, uma regra, um costume geral e coletivo de atitude, ação, procedimento.  Já ética se diz da reflexão do que tratam estes costumes, do seu aperfeiçoamento, da sua essência ou, ainda, do que há te mais elevado na moral.  De modo geral, referimo-nos a ética (atitude ética) como algo que abrange tudo. O campo ético, então, envolve todo o universo da existência humana e suas relações com este universo.  Pode-se, por este caminho chegar a uma ética ambiental.  Ou seja, como se dá e como deveria se dar a relação do homem com o ambiente natural, com o mundo onde vive, com o mundo que de onde ele tira a energia, o alimento que o mantém vivo.
Quando nos perguntamos sobre ética ambiental, estamos nos perguntando sobre a ocupação e o uso dos meios naturais para a sobrevivência humana.  Temos uma responsabilidade com o uso desses meios?  Como estamos agindo ao realizar este uso necessário para a manutenção da nossa vida?  Os animais irracionais e outros organismos, com exceção do vírus, utilizam os meios naturais disponíveis nos limites das suas necessidades, sem transformar o ambiente de maneira radical.  O homem é o único animal que - embora provido de razão, portanto, racional -  não apenas se adapta ao meio como adapta o meio a si.  Ao realizar isso altera e modifica, inclusive, os meios de sobrevivência de outras espécies, mesmo daquelas úteis para si. Por exemplo, o desenvolvimento desordenado das cidades e com isso o aumento da poluição acaba gerando a contaminação de rios e mares e, por esta conta, a morte, extinção de meios importantes a sua sobrevivência e ao equilibrio da natureza (a água, os peixes, animais maritimos, etc).
A questão exigida para uma reflexão sob a o prisma da ética ambiental é: temos como usar dos meios naturais, intervir no ambiente natural, de forma menos agressiva, que garanta a perenidade do planeta ou, ao menos, não reduza a sua vida util a própria existência humana sobre ele?  Que pequenos e grandes gestos são possiveis para realizar este "salvamento"? O que esta sendo feito neste sentido é suficiente? Numa sociedade pressionada pelo consumo, onde tudo se torna obsoleto no momento seguinte ao ser adquirido, é possivel uma consciência ética na nossa relação com o ambiente natural? 
Observemos um ambiente natural mínimo e já modificado, o lugar onde está nossa casa ou onde está a nossa escola,  que ações poderiam ser realizadas para reduzir o impacto que já provocamos nestes ambientes?  Observando a sujeira dentro da sala de aula ou mesmo no pátio da escola, podemos dizer que temos uma responsabilidade ambiental, uma ética?  As alterações na estrutura urbana (novos loteamentos, edificios, industrias) na nossa cidade,  revelam um cuidado com o menor impacto possivel no ambiente natural? Leis que regulam o uso do solo, do espaço natural, existem, por que, então, temos tantos problemas que só notamos quando observamos inundações, mau cheiro, valões a céu aberto, esgoto não tratado, árvores cortadas, etc?
 

Comentários

  1. Necessidade, sim; -Porquê, poucos se interessam? Seria falta de informações, ou desleixo próprio?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas