É possível alimentar 7 Bilhões de pessoas


No ano de 2011 a população humana atingiu a assustadora casa dos 7 Bilhões.  A população está tão grande como nunca antes esteve.  Com tanta gente assim um questionamento importante é feito: ” É possível produzir comida para todos?”
Malthus há muito tempo havia previsto que em algum momento a população mundial passaria fome. O cientista explicou isso matematicamente: A população mundial dobrava em períodos determinados de tempo enquanto a produção de alimentos crescia de forma lenta e gradual.
A teoria de Malthus foi posta em ‘xeque’ após algum tempo pela então denominada  “Revolução Verde” provando exatamente o contrário da idéia maltusiana. Com tecnologia destinada e aplicada à agricultura seria sim possível alimentar a população mundial evitando um colapso advindo primariamente de uma possível ‘quebra’ do sistema de produção alimentar.
Naqueles dias a população mundial era bem menor que atualmente. Então aquele velho questionamento pode ser feito novamente: É possível alimentar tanta gente? A resposta é sim e não.  
Sim é possível alimentar
 Ao que tudo indica a Terra poderá alimentar esses 7 bilhões e alguns mais. Entretanto esse potencial produtivo está relacionado à algumas ações básicas que levam justamente em consideração um modelo de agricultura e pecuária que sigam basicamente três pontos:
* Preservação do meio ambiente.
* Unidades agrícolas lucrativas.
 *Criação de comunidades agricolas prósperas.
Esse modelo refere-se basicamente na ideia da provável capacidade que uma determinada unidade agrícola ou mesmo o planeta tem de continuar a   produzir, numa sucessão sem fim. Parece simples, mas não é.  Para que isso ocorra é necessário uma mudança de hábitos e uma adapatação severa no modo de produção que conhecemos hoje. As áreas agricultáveis precisarão ser aproveitadas ao máximo sem contudo serem inutilizadas ao longo do tempo, a quantidade de água deverá ser reduzida e a produção maximizada (o que parece uma proposta paradoxal, mas que faz sentido), a agricultura deverá ocupar mais ‘terras’ que a pecuária, posto que a produção em kg de vegetais é maior que a produção de carne por ha (hectare), a utilização de fertilizantes químicos deverá ser reduzida ao passo que se pensa na preservação do meio ambiente. Se esses passos forem seguidos e os alimentos deixarem de ser tratados única e exclusivamente  como produtos comerciais e as características cooperativas da espécie humana forem resgatadas a Terra poderá conseguir suprir a necessidade alimentar de sua população por algum tempo.
Não é possível alimentar
Se por um lado há uma provável solução, por outro se as medidas corretas não forem adotadas parte da população mundial estará fadada à miséria e a fome impreterivelmente.
Que a agricultura e a pecuária são atividades lucrativas isso ninguém pode negar. Mas tratar os alimentos como produtos comerciais é arriscado para a sobrevivência humana.  Devido ao pensamento do “homem primata” e os moldes do “capitalismo selvagem” essa é a idéia que impera hoje. Cada vez que há  ‘crises’ no processo de produção há altas nos preços, e quem paga o ‘pato’ é o consumidor que em geral ganha pouco e gasta mais de um terço do seu salário em alimentação.
Mas o problema não é apenas esse. Imagine a quantidade de regiões florestais que foram destruídas nos últimos séculos e foram transformadas em lavouras e pastagens. A destruição do meio ambiente traz riscos sérios para a vida na Terra, se chegarmos à um estágio de caos ambiental a fome será a última coisa com o que teremos de nos preocupar.
A produção alimentar atual é danosa e não será adequada por muito tempo. Gasta-se muita água, são utilizados fertilizantes de forma demasiada, a indução hormonal em algumas espécies de plantas e animais se tornou comum, mas é prejudicial ao ser humano. Há também o subaproveitamento da produção (visite algum local de abastecimento como o CEASA e veja quanta comida é jogada fora), a distribuição fundiária também não é das melhores bem como ocorre com a distribuição de renda, por fim ainda conta-se com precaria estrura de tratamento e armazenamento da produção em algumas regiões do mundo. Todos esses fatores quando somados podem gerar impactos profundos na disponibilidade de alimentos para a população do planeta.
Enfim, o ser humano nos próximos 50 anos terá que aprender a produzir mais e gastar cada vez menos os recursos do planeta. Parece difícil, não? Realmente é. Mas ao que tudo indica para que a fome não se torne uma ‘peste’ ou o motivo para uma ‘guerra’ nós, habitantes do planeta, teremos de aprender a tratá-lo com respeito.
 

Comentários

Postagens mais visitadas