Aquecimento Global: Chuva, Seca e Calor!


O aquecimento global parece assunto comum de todo dia, e na verdade ele tem participado frequêntemente de nossas vidas. Alguns de seus efeitos são bem conhecidos mas uma instituição ligada à ONU, Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou essa semana um extenso documento que descreve alguns dos problemas que as nações poderão enfrentar como consequencias do aquecimento planetário em um futuro não muito distante.
Apesar do alarme feito, um dos representantes do órgão diz que o homem já sabe o que deve ser feito para enfrentar os riscos das catástrofes climáticas. O fato é que o homem sabe não apenas isso, mas sabe também o que deve ser feito para que consequências tão graves não ocorram, mas apesar desse conhecimento prévio sobre quais atitudes tomar, há o interesse financeiro (graças ao molde capitalista) que impede a efetivação do “politicamente” e “ambientalmente” correto.
Já sabemos que a temperatura do planeta subiu bastante na metade do último milênio contribuindo assim para elevação dos domínios do mar em 20 metros, extinção de algumas espécies, etc.Agora o IPCC divulga que as mudanças climáticas poderão no futuro causar grandes e prejudiciais alterações na dinâmica planetária (ainda mais?).
Segundo os estudiosos as ondas de calor (como as que matam milhares de pessoas na Europa por ano) poderão se tornar maiores e mais frequentes no futuro.
Se parte do planeta sofrerá com o calor, outra parte sofrerá com as chuvas. No ano de 2011 Santa Catarina enfrentou fortes chuvas que afetaram mais de 800 mil pessoas, em um futuro não muito distante os efeitos desse fênomeno natural serão muito mais intensos e ocorrerão com maior frequência em algumas regiões do globo, sobretudo nas áreas tropicais.
Mas não é apenas isso, há também locais que sofrerão com longos períodos de estiagem, no caso do estudo essas regiões se concentrariam nas regiões do sul do Hemisfério Norte. Esse quadro afetará o planeta como um todo. Tanto países ricos, como países em via de desenvolvimento sofrerão as consequências da atuação humana ao longo de milhares de anos. O estudo diz ainda que para enfrentar os efeitos catastróficos dessa alteração na dinâmica do planeta é necessario adaptação da sociedade e redução da emissão dos gases estufa (que já fora previsto no Protocolo de Kyoto ratificado em 1999).
Concluindo deixarei aqui um provérbio indígena, utilizado também pelo Greenpeace:
“Só depois da última árvore derrubada, do último peixe morto, o homem irá perceber que dinheiro não se come .”
Pense nisso!
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas