Produção Sustentável nas Indústrias


A produção sustentável se difere na medida em que visa melhorar as condições de manufatura no presente, considerando o impacto que isso terá nas gerações futuras.
A produção sustentável ou sustentabilidade na produção é um conceito que está em constante expansão no século 21, abordando novas áreas de negócios e estimulando as pessoas a considerar alternativas que resultem em saldo positivo para as empresas e para a sociedade. A produção ou manufatura sustentável pode ser definida como a criação de produtos manufaturados com base em processos que minimizem os impactos ambientais negativos, além de serem seguros para os trabalhadores, comunidades e consumidores, e que se mostrem economicamente viáveis. Atender a essas normas pode exigir muitas mudanças e novos planejamentos na forma como as empresas operam, tais como o uso de recursos renováveis, a conversão para energias limpas e a implementação de processos de produção mais eficientes.
No passado, as grandes indústrias entravam em operação sem considerar os meios mais adequados de garantir o bem-estar das pessoas e a preservação da natureza. A produção sustentável se difere na medida em que visa melhorar as condições de manufatura no presente, considerando o impacto que isso terá sobre a vida das gerações futuras.
Um dos principais focos de produção sustentável é mostrar um alto nível de respeito pelo ambiente. E para isso, há uma longa lista de questões que precisam ser discutidas para que um negócio atenda a esses padrões. Dois exemplos disso são a reavaliação dos tipos de materiais que são utilizados na produção e a maneira como eles são aproveitados ou reaproveitados. O uso de recursos naturais não-renováveis gera uma grande preocupação ambiental, pois estas matérias-primas não podem ser substituídas, e algumas já foram reduzidas a níveis alarmantes. Nesse sentido, encontrar mais recursos renováveis para substituir o uso desses materiais é primordial para que se consiga atingir a sustentabilidade de um negócio.
Ainda assim, mesmo quando os recursos são renováveis, a produção sustentável visa ainda eliminar os processos inúteis e prejudiciais. Os fabricantes podem controlar os níveis de produção de resíduos através da aplicação de métodos de produção mais eficientes e da reciclagem ou revenda de derivados. A eliminação dos efeitos nocivos da produção de bens pode ser feita usando tecnologias limpas e fontes de energia renováveis.
Ao longo do tempo, os caminhos que a fabricação percorrem podem afetar negativamente as pessoas e suas formas de vida, e tudo isso tem sido bem documentado há anos. Por exemplo, em muitos casos, as operações de fabricação em larga escala prejudicam ou se apoderam de terras que anteriormente eram utilizadas para fins agrícolas ou domésticos, ou contaminam as águas.
É reconhecido que os fabricantes se empenham em seus negócios e mercados para obter lucros, e a maioria tem a responsabilidade de cumprir as obrigações financeiras para com seus acionistas. Embora a produção sustentável não pretenda redefinir esse aspecto do negócio, ela faz questão de salientar as obrigações de responsabilidade social que as empresas também mantêm. Além de proteger o meio ambiente, também é necessário proteger as pessoas e suas comunidades.
 

Comentários

Postagens mais visitadas