MATA CILIAR PEDE SOCORRO


O processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e consequente destruição dos recursos naturais, particularmente das florestas. Ao longo da história do País, a cobertura florestal nativa, representada pelos diferentes biomas, foi sendo fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e as cidades.
A noção de recursos naturais inesgotáveis, dadas as dimensões continentais do País, estimulou e ainda estimula a expansão da  fronteira agrícola sem a preocupação com o aumento ou, pelo menos, com uma manutenção da produtividade das áreas já cultivadas. Assim, o processo de fragmentação florestal é intenso nas regiões economicamente mais desenvolvidas, ou seja, o Sudeste e o Sul, e avança rapidamente para o Centro-Oeste e Norte, ficando a vegetação arbórea nativa representada, principalmente, por florestas secundárias, em variado estado de degradação, salvo algumas reservas de florestas bem conservadas. Este processo de eliminação das florestas resultou num conjunto de problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, as mudanças climáticas locais, a erosão dos solos e o assoreamento dos cursos d'água.
Ambientalmente o ser humano faz mal para si próprio. Isso é evidenciado todos os dias e todas as horas na imprensa falada e escrita. A diminuição é acelerada das MATAS CILIARES nas PROPRIEDADES RURAIS (não só nesse meio), de um recurso natural precioso, sendo que em diversos lugares nossas matas naturais não existem mais. E que vemos todos os dias muita vegetação que foi destruída irregularmente pela ação antrópica. É considerado avaçalador, uma verdadeira degradação, modificação, alteração e desmatamento do meio ambiente. Isso é que ser mal o homem.
A pesquisa e a extensão brasileira mostram cálculos e mais cálculos. Exemplo disso é a crescente demanda por água de boa qualidade existente nesses locais devastados (onde existiam as matas ciliares), é muito maior que a taxa de renovação do ciclo hidrológico. Assim, a pressão é aumentada a cada dia pelos recursos naturais. E a natureza responde em dobro ou triplo. Portanto, é nossa obrigação, nosso dever e nossa compreensão de ação multiplicadora, para informar aos agricultores(as), produtores(as) e irrigantes, os benefícios das matas ciliares, que além de poderem contribuir para o abastecimento das nossas gerações presentes e futuras, em relação a água potável e com importância para os nossos solos, significam a proteção de um grande patrimônio genético ainda pouco conhecido.
Esse assunto para muitos produtores rurais pode até parecer distante ou insignificante, seja pela falta de informação (o alcance) ou até mesmo pela busca da máxima eficiência por m2 na propriedade rural. Mas, todavia, lembrem-se caros leitores, que preservar estas MATAS CILIARES nessas propriedades rurais, é um fator de suma importância para nós equilibrarmos o meio ambiente e permanecermos com os RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Podemos sim construirmos um mundo melhor e ardarmos no mesmo sentido, juntos AMBIENTE e SOCIEDADE. O pior cego é o que não quer enxergar.
Estas palavras bonitas (desenvolvimento sustentável, agroecologia, transição, sustentabilidade, renovação, etc.), não é novidade, e tem provocado uma relação do homem com o meio ambiente para o dispertar e caminhar juntos, ou seja, uma consciência presente com visão no futuro. Todo esse contexto cultural é para tirar muita coisa do papel e colocar em prática o falado e discutido DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Por isso falo que o homem é cruel consigo mesmo, pois deve apenas ter a consciência de que é necessário racionalizar a exploração dos recursos naturais, de forma a satisfazer as demandas da geração presente, sem isso comprometer as necessidades das futuras gerações (que escutamos isso constantemente e diariamente), mas que poucos praticam (isso devido ao próprio sistema que é falho, partindo das políticas públicas).
Muita coisa no Brasil vêm acontecendo e mudando, a exemplo, a IMPRENSA por estar mais atuante e vigilante dos fatos, todo mundo pode observar, denunciar, etc., e que a nossa nação têm buscado definir algumas estratégias para evitar a degradação por completo desse precioso bem (o meio ambiente). Têm muita gente boa pesquisando nas universidades e nas empresas de pesquisa agropecuária, na busca, na interação, na integração e no esforço conjunto por meio de mecanismos de exploração agropecuária que preservem e valorizem os nossos ecossistemas nativos. Isso ocorre no meio rural, nas mais diversas propriedades familiares, que é um importante mecanismo de proteção ambiental na preservação das matas ciliares. Essas, que muitos dizem ser "protegidas por lei", mas observa-se que estão desaparecendo, devido a ação do próprio homem. Devemos, nesse momento, tornarmos multiplicadores, facilitadores das informações para muitos agricultores, produtores e irrigantes, URGENTEMENTE, para esclarecer os inúmeros benefícios gerados, que garantirão a sustentabilidade de recursos preciosos para as nossas futuras gerações.
Lembrando que a importância da existência das MATAS CILIARES é fundamentada no amplo contexto de benefícios e vantagens que este tipo de vegetação traz ao nosso ecossistema (que está desaparecendo a cada dia), aliás, trás benefícios ao próprio homem, e que exerce uma função protetora sobre os recursos naturais. Toda vegetação natural que acompanha os cursos dos rios e córregos, e que contorna os lagos, os açudes, as nascentes e os olhos d’água, protegendo os mananciais aquáticos da natureza, é a nossa querida MATA CILIAR. Outro benefício é que as matas ciliares aumentam os abrigos, refúgios e as fontes de alimentação das faunas silvestres e aquáticas, criando e ampliando as condições favoráveis para a sobrevivência e a manutenção de espécies de animais que habitam essas faixas ou regiões vizinhas conectadas à elas. As melhores condições de vida a uma variada vegetação são oferecidas nas matas ciliares, aonde preservam-se a biodiversidade florística destas áreas.
Estas matas ciliares são localizadas juntas aos corpos d’água e que desempenham funções e papéis importantes, como de proteger os solos, principalmente do impacto das gotas d'água no período das chuvas. Além de favorecer a infiltração da água no solo, reduzindo as enxurradas e controlando a erosão, contribuem para a diminuição do assoreamento que acontece em muitos rios, lagos, açudes, represas, etc. Quando o homem interfere nas nascentes, fazendo-as secar, em decorrência do mau uso da terra, ocorre à baixa capacidade de infiltração da água da chuva nos solos de matas nativas, pois estas possuem maior capacidade de retenção de água quando comparados com solos com produção agrícola ou pecuária. Isso tudo não é novidade e que vem sendo detectado e observado em propriedades rurais com atividades intensas da agropecuária. E que o homem a cada dia vêm diminuindo o número de nascentes, causando significativamente diminuição no número de cursos d’água.
Precisamos unir esforços na preservação das MATAS CILIARES nas várias PROPRIEDADES RURAIS ainda existentes, tirar muita coisa que fica só no papel e no discurso, cobrar e exigir mais e mais das políticas públicas.

Fonte: Luiz Henrique Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas