Educação ambiental começa em casa

Ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente é uma medida importante para a manutenção de um futuro sustentável. Ter mais atenção às pequenas situações dentro da rotina familiar pode ser uma atitude responsável, educativa e divertida para a garotada. Lembrando que pequenos passos podem realmente fazer a diferença, separamos 10 dicas de como despertar essa consciência ecológica nas crianças sem ir muito longe de casa.
Esse aprendizado, como todos na infância, tem que ser prazeroso, por isso, é preciso considerar a idade da criança e a carga de responsabilidade que ela pode suportar. As crianças aprendem melhor quando estão felizes e podem ter um modelo de comportamento.
Incentivar o pensamento mais responsável na criança de maneira descontraída e lúdica pode repercutir positivamente no seu desenvolvimento. Reaproveitando itens domésticos e colocando papéis e plásticos usados em caixas separadas para reciclar vão, de maneira sutil, encorajando esses pequenos passos verdes. Aqui vão 10 dicas de como atrair a garotada para uma vida mais eco-friendly.
1. Armazenar água de chuva
A água também pode ser reaproveitada! A criançada vai adorar armazenar a água da chuva. Coloque um balde ou recipiente fora da casa com uma pedra ou tijolo dentro para evitar que ele tombe. Quando a chuva terminar, eles terão conhecido um abastecimento de água alternativo e poderão usar a água para molhar as plantas.
2. Passe a diante
Ensinar a criança que roupas, casacos, sapatos e brinquedos que ela não use mais podem ser doados é muito importante. Mostrar que ela pode fazer bem a outras crianças que precisam de ajuda, além de evitar que esses objetos parem no lixo, fará a criança se sentir muito bem.
3. Estrelas no teto
Uma forma simples que podemos conservar os recursos da Terra é não usando mais eletricidade do que precisamos. Ensine as crianças a desligar luzes quando saem de um cômodo e desligar a TV se não estiverem assistindo. Usar luminárias ou adesivos luminosos no teto e nas paredes podem ser alternativas para mostrar a criança o quanto é divertido apagar as luzes durante a noite. O que para algumas crianças pode causar desconforto, acaba tornando-se um momento prazeroso, além de diminuir a eletricidade consumida pela casa.
4. Reciclar e Reutilizar
Mostrar às crianças como colocar itens recicláveis na lixeira apropriada é uma importante forma de ajudar o meio ambiente. Encontrar formas criativas de reutilização dos artigos domésticos é outra. Faça disso um desafio divertido para toda a família. Seja criativo e você ficará surpreso com o quão facilmente uma caixa vazia de cereais pode ser transformada em porta-retrato, ou como uma caixa de sapato pode rapidamente se transformar em uma linda caixa para fotos e ilustrações. As possibilidades são infinitas! Você estará reduzindo os resíduos e brincando com novas idéias.
5. Policiais da tomada
Mesmo quando os equipamentos e aparelhos eletrônicos estão em modo de espera (stand by), eles continuam a consumir energia porque estão conectados à tomada elétrica. Conserve energia ensinando a garotada mais velha a desligar o vídeo-game, computador, carregador ou aparelhos de som da tomada. Os menores podem participar também brincando de “policial da tomada" e informar aos mais velhos se há algum aparelho doméstico inutilizado conectado a uma tomada elétrica.
6. De gota em gota
Incentivar a criançada a verificar se as torneiras de casa estão apertadas é um mostra de que pequenas mudanças fazem a diferença. Um vazamento que derrame uma gota por segundo desperdiça cerca de 2400 litros de água por ano.
7. Hora do lanche
É preciso atenção com os alimentos escolhidos. Além disso, o lanche que a criança leva para escola ou consome em casa pode gerar um lixo desnecessário. A maioria dos itens descartáveis pode ser substituída por reutilizáveis. Envolva as crianças na iniciativa de encontrar formas criativas de embalar o lanche sem deixar filmes plásticos, papel alumínio ou muitas embalagens para trás. Evite talheres de plástico e prefira os de aço, pano em vez de guardanapos de papel, e recipientes de plástico que possam ser reciclados, em vez de recipientes descartáveis.
8. Passeio de bicicleta pelo quarteirão
Sair para algum lugar não significa que precise de carro. Ir a pé ou de bicicleta em pequenos trechos pode animar a criança para uma vida mais saudável. Em um passeio gostoso no bairro, a criança é motivada a usar um “veículo alternativo” sem perceber, reduzindo a poluição gerada por carros ou mesmo pelo uso do transporte público. Uma caminhada pode reunir a família e fazer bem a saúde ao mesmo tempo em que ajuda o planeta com a redução de gases poluentes.
9. Compras divertidas
Ir ao mercado é sempre gostoso para a criançada. Uma maneira de conservar o meio ambiente, além de distrair as crianças que querem consumir muito, é usar ecobags. A brincadeira fica ainda mais divertida se a criança tiver a sua própria sacola retornável e puder contribuir levando, ela mesma, suas compras de maneira eco-amiga.
10. Utilizar recursos da comunidade
Bibliotecas têm mais do que livros. Seleção de CDs, DVDs e fitas de áudio também estão disponíveis. Parques públicos fazem a garotada aprender mais sobre recursos de sua comunidade e incentiva a localização de diversão sem que precisem compra coisas novas.

Fortalecer o amor pelo planeta e ensinar a criança a ter um comportamento de maior cuidado com a preservação do meio ambiente é uma contribuição simples para o desenvolvimento sustentável. Felizmente, as crianças são muito entusiasmadas para ajudar dando aquela mãozinha a mais. Com a orientação, as crianças irão crescer até se tornarem guardiães do ambiente e ajudarão a trazer para seu planeta, uma realidade diferente.

Comentários

Postagens mais visitadas