Brasil o campeão da Biodiversidade


O Brasil ocupa o topo da lista dos países megadiversos, é o lugar do mundo onde se encontra a mais rica flora e fauna. É o segundo país do mundo em espécies endêmicas. Tem o maior número de espécies conhecidas de mamíferos peixes de água doce e de plantas, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis.
Porque o Brasil é o país mais rico em biodiversidade na Terra
Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal do planeta. Nenhum outro país tem tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas.
Cerca de 30% das espécies de plantas são endêmicas para o Brasil. O Cerrado é, biologicamente, a savana mais diversa do mundo.
O Brasil tem o maior número de espécies conhecidas de peixes de água doce peixe 3000.
O maior numero de espécies de mamiferos catalogadas mais 520. Sendo cerca de 75 espécies de primatas.
O segundo lugar em espécies de anfíbios mais de 500.
Ocupa o terceiro lugar na lista dos países com o maior número de espécies de aves 1622, sendo 191 endêmicas, atrás de Colômbia e Peru. Incluindo o maior número de espécies de papagaios 70.
O quinto lugar em número de espécies de répteis 468.
Estima-se que  tenha mais de 70.000 espécies de insetos conhecidas. Mais de 3150 espécies de borboletas. Um relatório de 1996 estima entre 50.000 e 60.000 espécies de insetos e aranhas em um único hectare de floresta tropical.
O Brasil é o segundo país com o maior número de espécies endêmicas atras apenas da  Indonésia.
Com tanta riqueza em biodiversidade e dimensões continentais o Brasil sofre com a ameaça de extinção de um grande número de espécies animal e vegetal. As principais ameaças são o desmatamento e a caça furtiva. Mais de um quinto da floresta amazônica ja foi completamente destruída, e mais de 70 mamíferos estão ameaçadas de extinção.  A extinção é ainda mais problemática na Mata Atlântica onde quase 93% da área de floresta foi devastada.  Dos 202 animais ameaçados de extinção no Brasil, 171 estão na Mata Atlântica.
A cada dia temos que ter mais orgulho de ser brasileiro e aprender a valorizar nosso país. Este é um país rico em fauna, flora; seja ciência ou matemática; é um país onde quem chega não quer sair mais. Fazemos fazer do nosso país realmente nossa casa e preparar esta casa para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos e a primeira coisa antes de se fazer isto é votando consciente no responsável que irá cuidar da nossa casa nos próximos anos. Sinta orgulho! O Brasil é um dos melhores países para se viver, se vista de verde e amarelo não somente hoje mas sempre que puder representar este querido habitat onde moramos.

Comentários

  1. Olá!
    Que blog lindo e cheio de encanto, assim é o nosso Brasil, nossa Pátria Amada!
    Tenho orgulho de ser brasileira,sou amante da nossa faúna e flora.
    Amei vir aqui e já estou a te seguir.
    Parabéns,pelo seu blog.
    Felicidades.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas