Aprendendo a Observar Aves

Ornitologia é a parte da ciência biológica que estuda as aves e, ornitólogo, é a pessoa versada ou que estuda ornitologia. Esta prática é tão antiga quanto a terra e remonta a era primitiva quando os homens das cavernas riscavam nas rochas e nos paredões, traços rupestres de animais e aves que eles viam, observavam e caçavam. Na própria Bíblia Sagrada encontramos relatos de avistagens de aves por Abrahão, Moisés, Jó, Salomão, Davi, Amós e até de Cristo. Nos dias atuais, observar aves é a atividade que mais cresce na América: 63 milhões de pessoas observam aves. Estes adeptos viajam cerca de 3.000 milhas por ano, a vários países com o fim de observar e conhecer a fauna de aves destes lugares. Seus adeptos formam uma grande rede de voluntários que presta inestimável serviço à ciência, nestes países, participando ativamente de iniciativas e de programas conservacionistas. Observar aves é diversão em meio a natureza, porque estimula o interesse pela procura de aves. Isto garante satisfação e relaxamento, sem ferir e sem capturá-las, que podem fugir incólumes.
Caminhando, subindo ou descendo morros observando, se adquire resistência física, sem esforço, porque a atenção está nas aves. A atividade provê integração da família, pois, frequentemente, pais, filhos e parentes próximos mantêm-se unidos por gerações, através deste hábito. Os mais velhos podem incentivar e estimular aos mais jovens a se interessarem pela vida silvestre e pela conservação da natureza e prover-lhes oportunidade de fazerem algo por elas. A seguir, vou dar-lhes algumas dicas importantes que o ajudarão na observação de aves.
A origem das aves
A origem das aves. O espécime Archaeopteryx lithographica, Archaeopterix (que significa, ave primitiva), (litho = pedra, graphica = escrita) foi descoberto em 1861, estudado e identificado pelo anatomista inglês Richard Owen. Os cincos fósseis encontrados na Alemanha, em 1861, estavam numa área anteriormente ocupada pelo mar. Logo que morreram eles foram cobertos por um lodo fino que preservou não apenas os contornos dos ossos, mas também os das penas. Durante milhões de anos esse material se calcificou na rocha, e ao ser extraída a pedra revelou seus preciosos fósseis: penas e pernas da ave, dentes e cauda de réptil, as características de uma espécie em transição. Archaeopteryx é o mais antigo membro dotado de penas, que chegou a conviver com os pterosauros há 150 milhões de anos atrás (BURNIE, 1990), é a ave mais antiga que se assemelha mais a um dinossauro do que às aves atuais e tinha cerca de 70 cm de comprimento (LOPES, 1999), que provavelmente corria em grande velocidade, mas não conseguia decolar (CURRIE 1998).
Archaeopteryx lithographica trata-se de uma confusa mistura de aves modernas e de répteis primitivos conhecidos como Arcosauros. O crânio era parecido com o das aves, mas as mandíbulas possuíam dentes, uma característica dos répteis, inexistente em qualquer ave moderna. Apresentava também uma longa cauda óssea, semelhante à de alguns répteis, diferindo das aves, que possuem as vértebras caudais fundidas numa curta projeção, sendo a cauda formada exclusivamente de penas. Na verdade o esqueleto era mais parecido com o dos Arcosauros do que com o das aves modernas, tendo asas como ave e o corpo coberto de penas. Poderia ser discutida a sua classificação como réptil ou como ave, mas, tomando a presença de penas como a característica principal de diagnóstico, os paleontologistas o classificaram como ave. O Archaeopteryx deve ter evoluído de pequenos dinossauros bípedes que andavam nas patas de trás em vez de apoiar-se nas quatro patas (BURNIE 1990), eram predadores que se deslocavam rapidamente sobre o solo (LOPES 1999). Dinossauro de hábito terrícola que graças ao aumento da superfície de suas extremidades anteriores, se tornou capaz de voar (WILLISTON 1897; NOPCSA 1907). Marsh (1880) e Bock (1965), afirmaram que ele era capaz de trepar em árvores. É provável que ele, devido as três possantes garras, tivesse tido técnica semelhante de se apoiar com as asas na galhada da mata, quando trepava para evitar que a cabeça e o corpo pendessem para frente (SICK 1997).
Importância das Aves
As aves como todos os animais do Reino Animal desempenham funções ecológicas bem definidas, por isso elas são importantes e úteis, pois realizam trabalho de dispersão, de predação de sementes, o controle biológico de populações de outros animais. Por exemplo, ao se alimentarem de frutos, predam as sementes e ao deixarem estas caírem no solo ao se deslocarem para diferentes pontos da floresta, dispersam essas sementes, que ao caírem em solo propício, oferecem as condições necessárias ao brotamento e desenvolvimento da planta, contribuindo assim para a regeneração da floresta. Elas polinizam flores ao transportar o pólen (beija-flores). Aves necrófagas como urubus e certos gaviões, realizam útil trabalho na natureza de remover restos de animais em estado de putrefação, que de outra forma, acumulariam moscas e outros animais, contribuindo para com a proliferação de vetores e de doenças. A aves carnívoras, como gaviões, grandes corujas que se alimentam de serpentes e de pequenos vertebrados, as espécies de aves que se alimentam de insetos, todos, ao se alimentar desses animais, fazem a regulação natural dessas populações. As aves agem como indicadores da saúde ambiental e indicam as condições de saúde de determinados ambientes, como a ocorrência de desmatamentos, queimadas, poluição de rios, de lagos e de igarapés, em geral, as afetam. O desaparecimento ou o aumento de algumas populações de aves são indicadores de alteração na qualidade ambiental. As aves também desempenham importante na qualidade de vida das pessoas, pois elas enchem-nos com sua beleza, pelo belo colorido da plumagem, por nos encantar com seus maravilhosos cantos, seus modos de vida, que enchem os ares de encanto e poesia. Na cozinha brasileira são apreciadas como alimento. Mas é em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra que elas são muito valorizadas e contribuem para a economia local, através do Turismo de Observação de Aves, segmento muito popular que está se irradiando para vários países do globo terrestre, conhecido internacionalmente como Birding ou Birdwatching.
O que você precisa para começar a observar aves
Você quer aprender a observar pássaros? O material básico que você precisa é de um binóculo com aumento entre 8 a 10 vezes, um Guia de Campo e uma caderneta de campo para fazer anotação e a descrição de espécies não identificadas, acuidade visual e auditiva e de uma boa dose de paciência e de boa vontade. O Guia de Campo é um livro que contém informações técnicas, descrição e ilustrações coloridas das aves que ocorrem em determinada região ou país. A identificação de aves é um exercício contínuo do ato de observar espécimes em vida livre e identificá-la no guia de campo. Com a prática você gradativamente aumentará seu acervo de conhecimento ornitológico.

Comentários

Postagens mais visitadas