Meio Ambiente, Sustentabilidade e a Rio+20


Sustentabilidade em Evidência
Nos últimos anos, a Sustentabilidade tem sido muito discutida e, com isso, mostrado-se cada vez mais presente no cotidiano de todos. No entanto, neste mês, o assunto ficará em maior evidência em razão da realização de diversos eventos ligados ao assunto: a Comemoração pelo Dia da Ecologia e do Meio Ambiente comemorados no dia 05 de Junho e a Rio + 20 (nos dias 20,21,22 de Junho). Esta última, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada no Rio de Janeiro (RJ), deve ser o grande destaque deste mês.
Pontos Principais
 Promovida com o intuito de permitir um debate sobre os diferentes aspectos realacionados à sustentabilidade e contando com a participação de diversos países, a Rio +20 pode parecer distante da sociedade. Afinal, além de ser realizada entre representantes governamentais, apresenta temáticas complexas e, até mesmo, burocráticas.
 Para comprendê-la e conseguir fazer parte dessa grande discussão, o primeiro passo é ter mente o conceito de desenvolvimento sustentável. O Conceito de Sustentabilidade é complexo e ela pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Muitos acreditam, que se trata basicamente de reduzir os impactos ambientais. Mas, na verdade, ele busca o equilíbrio entre três pilares principais: Meio ambiente, economia e bem-estar social.
Rio + 20
Esses pontos estão claramente presentes nos dois principais temas da conferência: economia verde, buscando o crescimento em conjunto com a erradicação da pobreza, e estrutura institucional (composta por ferramentas para a ação efetiva dos governos) para o desenvolvimento sustentável.  
 O foco é a criação de um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico para a humanidade, cujo objetivo é preservar o meio ambiente com o uso cada vez mais eco-eficiente dos recursos naturais. Quanto aos instrumentos de governança para a implantação mundial de um modelo de desenvolvimento sustentável, a proposta é debater um marco institucional com mecanismos jurídicos e regulatórios internacionais.
Com isso pode-se observar que o evento não se restringe aos temas ambientais.
 Então, além de reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) e o consumo exarcebado dos recursos naturais, pretende-se estabelecer metas para diminuir as desigualdades sociais e o número de pessoas em estado de pobreza.
A Rio+20 terá como temas principais a economia verde e as ferramentas para alcançar p desenvolvimento sustentável. No entanto, não se restringirá a eles, abordando muitos outros pontos.
 - Segurança alimentar nutricional - Promoção de mecanismos de gestão na produção, estocagem e distribuição de alimentos para combate a fome em todo mundo. Para isso, deverão ser elaboradas políticas alimentares  que garantam alimentação saudável e adequada às necessidades nutricionais locais.  
- Acesso à água - A contaminação dos aquíferos ("Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.") e o derretimento das geleiras têm provocado o aumento do déficit híbrido em diversos países. A consequente redução do acesso à agua tratada, além do aumento da população urbana e a privatização do uso de recursos aquíferos, podem levar a conflitos por água. Daí a necessidade do se discutir esse aspecto.
- Gestão dos oceanos - Criação de políticas de gestão dos recursos oceânicos, como pesca  e energia (por exemplo, a extração do petróleo), a partir de uma ótica de preservação da biodiversidade, da qualidade das águas, dos litorais e dos ciclos ocêanicos essenciais para o funcionamento climático global.
- Expansão do uso de energia renovável - Desenvolvimento de novos sistemas de obtenção de energia renovável, visando substituir gradativamente o uso das não renováveis e poluentes. Atualmente, estão em expansão a energia geotérmica, eólica, solar e das marés. No Brasil, especificamente, destacam-se também os biocombustíveis.
- Criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)- Com base nos "8 objetivos do Milênio" criados pela Organização das Nações Unidas, o intuito é criar instrumentos de políticas públicas e privadas focadas na promoção de modelos de desenvolvimento sustentáveis. Pretende-se definir ações para enfrentar os principais problemas ambientais modernos, por exemplo, o aquecimento global.
Participação da Sociedade
No site da Rio+20, há um cronograma de atividades destinadas a diferentes grupos da sociedade civil, como indústrias, produtores rurais, indígenas, mulheres, comunidade científica, etc. Além disso, também existe um documento aberto à consulta pública chamado" Draft Zero" (Projeto zero), onde comentários sobre a agenda da conferência podem ser feitos.
No dia-a-dia, todos podem contribuir para o avanço das questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Por exemplo, na redução do consumo de água e energia e na separação do lixo reciclável. Deve-se lembrar  também que o poder de escolha do consumidor é grande fator de transformação. Ao escolher produtos de fabricantes que têm boas práticas socioambientais, pode-se induzir o aumento da consciência das empresas.
A Rio+20, como todas as iniciativas que se dispõem a discutir os graves problemas socioambientais, necessita da atuação e reflexão de todos. Fazemos parte de uma grande teia e mesmo que em escala local, a soma das ações de cada um de nós terá repercussões em outras regiões e também no futuro de todos. Por isso, é fundamental revermos nosso estilo de vida buscando cotidianos mais simples, sem se apegar à prática do consumo voraz e descontrolado. É uma questão de mudança cultural que terá consequências sobre nossas relações sociais e econômicas.

Comentários

  1. Tomara que o fim da Rio+20 não seja como outras Conferências da ONU. O mundo inteiro espera que algo realmente seja acertado e que saia do papel. Todos devem fazer a sua parte, tanto populações quanto governantes. Eles devem seguir o exemplo de todas as pessoas que vem lutando por um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luis, fico feliz que tenha gostado do que escrevi no meu blog..fico muito feliz em estar no seu blog. A Rio + 20, está quase acabando...esperamos que esta reunião como disse o Túlio saia do papel o que eles decidirem....Por aqui tudo bem...trabalhando muito...me envolvi num projeto de alfabetização e estou "ralando".E o seu troféu? Eles enviaram? Se afirmativo, cadê a foto dele na barra lateral? Vc fez por merecer....Seu blog está cada dia mais completo. Um abraço. Tenha uma semana iluminada!Até breve....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas