Economia e Meio Ambiente


Em toda parte, podemos notar a participação da economia. Não podemos deixar de lembrar que Economia é o estudo dos recursos escassos e vamos agora entender quais as grandes preocupações da Economia. São três pontos fundamentais que precisam ser realizados para que haja a combinação de fatores de produção existentes a disposição da sociedade, que se apresentam como perguntas fundamentais: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
Vejamos o significado de cada um dos problemas
 •O que produzir e em que quantidade - decisão tomada em conjunto pelas unidades consumidoras e pelas unidades produtoras.
 •Para quem produzir: através de quais técnicas devem ser combinados os fatores produtivos. A terceira questão envolve um problema de ordem técnica.
 •Como produzir: os produtores deverão adotar a combinação de fatores de produção que proporcione o menor custo de produção.
Além de Economia, vamos definir o que é o Sistema Econômico. Ele pode ser definido como a reunião dos diversos elementos participantes da produção de bens e serviços que satisfazem as necessidades humanas da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social, jurídico, institucional, etc.
Os Fatores de Produção
A satisfação das necessidades individuais ou coletivas é feita com a aquisição e o consumo de bens e serviços. Esses bens e serviços compõem, junto à produção econômica, que é obtida com a combinação de recursos naturais, equipamentos e trabalho. Esses elementos, por serem necessários à produção, recebem o nome de fatores de produção.
Os fatores de produção, ou serviços usados pelas empresas no processo de produção, são combinados de forma a se obter produtos e serviços que serão consumidos ou empregados em outras fases mais avançadas do processo produtivo. São basicamente agrupados em três itens.
Integrados: Trabalho + Capital + Recursos Naturais = bens e serviços
Os fatores de produção buscam satisfazer as necessidades humanas e atender os objetivos da economia.
As pessoas, individuais ou coletivas, sentem necessidades materiais ou imateriais ilimitadas. Necessidades que, a todo o momento, são expressas através do uso ou do consumo de um bem ou de um serviço. Desde as necessidades fisiológicas, até as de status social, abastecem o indivíduo, pois a palavra necessidade significa carência ou falta de mercadorias necessárias, enquanto o termo satisfação determina o estado de estar saciado, farto, contente, etc. Então, dentro dessa ideia, podemos dizer que necessidade é a falta ou privação de alguma coisa da qual precisamos. Muitas vezes, os recursos de cada um são insuficientes para atender a todas as necessidades. De acordo com conceitos de Economia, nossas necessidades podem ser classificadas em:
 •Necessidades primárias: alimentação, vestuári, transporte, moradia, saúde, higiene, educação, lazer, previdência social.
 •Necessidades secundárias: São os artigos supérfluos. Por exemplo: enfeites decorativos, refrigerantes, chicletes, cigarros, maquiagem, bijuteria.
 •Necessidades Produtivas: Além das necessidades primárias e secundárias que em geral estão ligadas as exigências psicofisiológicas do homem, ele também tem a necessidade de produzir algo, e aí surge a necessidade de ser útil para trabalhar.
Obs.: Por causa da existência das necessidades coletivas é que surgiu um organismo destinado à satisfação destas. Esse organismo é o Estado, que satisfaz determinadas necessidades através dos serviços públicos:
 •Serviços Públicos Gerais: exemplo: força policial, saúde, saneamento básico, etc.
 •Serviços Públicos Especiais: são aqueles prestados pelo Estado ou pelo município mediante pagamento de uma taxa específica, exemplo: serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água.
Para nós, a satisfação dessas necessidades constitui o que, em Economia, denominamos de consumo.
A Produção econômica é classificada em três categorias:
 •Bens e serviços de consumo: podemos dar como exemplo alimentos, roupas, serviços médicos, etc. São considerados aqueles bens e serviços que satisfazem diretamente as necessidades das pessoas quando consumidos no estado que se encontram. Os bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser classificados conforme sua durabilidade. Os bens com vida útil mais prolongada são denominados de bens duráveis (por exemplo, móveis, eletrodomésticos, automóveis) e os bens com vida útil curta, que se consomem mais rapidamente, são chamados bens não-duráveis (por exemplo, alimentos, produtos de higiene, roupas).
 •Bens e serviços intermediários: Podemos citar como exemplo as chapas de aço que serão empregadas pelas fábricas de automóveis, serviços de computação, etc. Esses bens e serviços não atendem diretamente às necessidades das pessoas, pois há a necessidades de serem transformados para atingir sua forma definitiva. Os bens intermediários são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo. São os insumos, matérias-primas e componentes. Diferenciam-se dos bens finais que são vendidos para consumo ou utilização final. Bens de capital e bens de consumo são bens finais e não intermediários.
 •Bens de Capital: são bens que atendem diretamente às necessidades dos consumidores, mas destinam-se a aumentar a eficiência do trabalho humano no processo produtivo, como máquinas, estradas, pontes, etc. Os bens de Capital são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. É o caso de máquinas, equipamentos e instalações. São usualmente classificados no ativo fixo das empresas.
Apesar da diversidade de objetivos das inúmeras unidades produtoras, podemos classificá-las de acordo com as características fundamentais da sua produção, que são agrupadas em três setores básicos do sistema econômico:
Setor primário: é a constituição das unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais e não introduzem transformações substanciais em seus produtos. Neste setor se encontram as unidades produtoras que desenvolvem atividades agrícolas, pecuárias e extrativas, sejam minerais, animais ou vegetais.
Setor secundário: é constituído pelas unidades produtoras dedicadas às atividades industriais, através das quais os bens são transformados. Caracteriza–se pela intensa utilização do fator de produção que denominamos de capital, sob a forma de equipamentos e máquinas. Exemplos de unidades produtoras incluídas no setor secundário: indústrias de roupas, de equipamentos, de alimentos, etc.
Setor terciário: é composto pelas unidades produtoras que prestam serviços, como os bancos, as escolas, as empresas de transporte, o comércio, etc. Este setor se diferencia dos outros pelo fato de seu produto não ser tangível, concreto, embora seja de grande importância no sistema econômico.
Os desequilíbrios econômicos podem advir da alocação dos fatores no setor primários, especificamente da mão-de-obra na agricultura, na indústria e no setor de serviço, pelo simples fato de que, a princípio, a desqualificação da mão-de-obra exerce grande dificuldade no desenvolvimento de uma economia.

Fonte: Luiz Henrique Lopes – UNOPAR

Comentários

Postagens mais visitadas