Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Os principais objetivos das comemorações
 1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
No Dia 5 de Junho comemora-se o dia mundial do Meio Ambiente, neste dia todos celebram e demonstram de várias maneiras a sua preocupação pelo planeta, já que em meados do século XX, o meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o planeta.
Este dia foi criado pela Assembléia Geral da Organização das nações Unidas - ONU em 1972, no dia da 1º Conferência Mundial de Meio Ambiente que ocorreu na Suécia, na mesma ocasião foi fundada a UNEP, um programa da ONU para o Meio Ambiente.
O Dia 5 de Junho costuma ser de denúncias contra os descasos com a natureza e de reflexão (alerta), pois para cada ação existe uma reação, então os perigos que os seres humanos correm por não cuidar e proteger os ecossistemas; mas para que esse problema não seja apenas lembrado neste dia, é preciso que esse dever (obrigação) de zelar pelo meio ambiente esteja presente em nosso cotidiano.
Todos nós gostamos de datas para nos lembrarmos de algo ou de alguém. Contudo, percebemos que algumas dessas datas são meramente comerciais, outras são puramente emocionais, mas outras estão se transformando em absolutamente fundamentais.
No dia cinco de junho, comemoramos o dia mundial do Meio Ambiente
Deveria ser uma oportunidade especial de comemoração pela dádiva de compartilharmos um espaço que nos dá o ar, a água e a terra, onde poderíamos viver em sintonia com o nosso presente, e com tranquilidade em relação ao futuro de nossas futuras gerações.
No entanto, no contexto atual, e em qualquer parte do mundo, hoje é somente uma data que serve como um preocupante alerta para um futuro que corre sério risco de não existir.
O discurso ambíguo dos líderes sugere a preservação, porém suas atitudes evidenciam um desenvolvimento não sustentável.
As empresas se preocupam em preservar sua reputação, porém a falta dela se contagia pelas suas cadeias de valor.
Os governos fazem propaganda sustentável, mas sua base de argumentação está fundamentada em projetos de poder.
E os cidadãos não estão sensibilizados sobre a fragilidade de sua própria preservação, pois sua educação ambiental sequer atingiu o nível mínimo necessário de conscientização.
Nesse estado de coisas, nos restaria somente assistir a uma sequência das evidências de um processo que certamente nos levará à nossa própria extinção.
Esse pequeno artigo poderia terminar aqui. Um final lacônico e pessimista (ou seria realista?).
Mas essa não é a natureza humana, pois nada é melhor do que considerar o grande risco como a melhor das oportunidades.
Por isso, acredito na idéia que converteu a palavra sustentabilidade numa competência essencial para as lideranças do presente e do futuro.
Acredito na idéia de um equilíbrio real entre as perspectivas econômicas, sociais e ambientais.
Fico surpreso e feliz quando vejo crianças de baixa renda ensinando conceitos de reciclagem dos materiais para seus incrédulos pais.
Enfim, acredito que pequenas mudanças de comportamento poderão nos levar a escolhas definitivas, que alinhadas à ciência, à tecnologia, à inovação, às futuras políticas públicas, e principalmente a líderes de valor, transformarão essa simples data, em algo que realmente mereça comemoração.

Comentários

Postagens mais visitadas