Certificação Ambiental
O fortalecimento do movimento
ambiental, que se iniciou em 1970 e teve seu apogeu a partir dos anos 90,
provocou transformações nas demandas da sociedade: os consumidores passaram a
querer traduzir sua consciência ambiental em poder de compra e a optar, de
forma crescente, por produtos que geravam menor impacto sobre o Meio Ambiente.
O final do século XX marcou
transformações profundas em nível mundial, buscando a efetividade do
desenvolvimento sustentável mediante processos produtivos mais limpos e incentivos
ao uso de produtos sustentáveis.
Como exigência, as empresas
passaram a agir proativamente em alguns casos antecipando-se a legislação e
adotando estratégias de Marketing Ambiental visando a criação de novos produtos
e de ações voltadas para a proteção ambiental. O avanço de novas tecnologias e
processos produtivos, associado a um mercado altamente competitivo, têm
contribuído para um novo cenário global para o consumo.
Marketing ambiental pode ser
conceituado como uma modalidade que visa enfocar as necessidades de
consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma
sociedade sustentável (Valério 2005).
Lavorato (2006) destaca que o
marketing ambiental contribui para o desenvolvimento de “produtos e serviços
direcionados a um segmento específico, que valoriza e consome produtos
ecologicamente corretos”. Trata-se de uma ferramenta capaz de projetar e
sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado,
destacando sua diferenciação ecologicamente correta junto à sociedade,
fornecedores, funcionários e ao mercado.
O Marketing Ambiental pode ser
assimilado pelas empresas como uma ferramenta estratégica. Para viabilizar este
objetivo é necessário desenvolver uma cultura de comunicação capaz de integrar
conteúdos de vários departamentos técnicos ligados ao meio ambiente e qualidade
de vida. É responsável em dar forma à política ambiental da empresa, auxiliando
a otimizar e a implementar seu aperfeiçoamento integrado a um Sistema de Gestão
Ambiental (SGA).
O marketing verde é uma
verdadeira e ampla adoção de políticas ambientais que vão do início, desde a
coleta da matéria prima até sua disposição; é a compreensão gerencial ampla,
dotada de métodos abrangentes e envolventes. Envolve a área de recursos
humanos, ciência e tecnologia, educação, tudo enfim que estiver envolvido com a
produção ou a prestação de serviços. Será uma necessidade empresarial. A
empresa poluidora ou eticamente incorreta sob o ponto de vista ambiental será
expurgada gradativamente pelos consumidores.
Sabe-se que uma certificação é um
conceito aplicado a produtos, entidades ou sistemas que pretende transmitir uma
mensagem a terceiros sobre certas características positivas desses produtos,
entidades ou sistemas. É uma garantia escrita dada por uma entidade
independente que comprova que estes produtos, entidades ou sistemas estão
conforme as exigências definidas segundo normas ou especificações técnicas.
Logo, a certificação ambiental é
uma ferramenta que permite às empresas estabelecer um processo contínuo de
gerenciamento de seus impactos sobre o meio ambiente, podendo ter resultados
efetivos na melhoria do desempenho ambiental das empresas e constituir-se em
valioso instrumento para consolidação da co-responsabilidade envolvendo as
empresas e os órgãos de controle ambiental. O processo de certificação motiva
os funcionários para mudança de atitudes que se refletem no desenvolvimento de
medidas preventivas.
Os excessos e desperdícios no
momento do consumo devem ser levados em consideração, pois, não basta exigir
produtos ecologicamente corretos se na contrapartida não há uma
conscientização.
Fonte: www.qualidadebrasil.com.br
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