PLANTIO DIRETO NA PALHA CONTRIBUI PARA CONSERVAÇÃO DO SOLO


 Aprofundar os debates sobre a importância do solo no desenvolvimento da produção agropecuária é o objetivo Nacional, Para se ter produção sustentável, algumas práticas e tecnologias podem ser utilizadas, como o sistema de Plantio Direto na Palha, implantado há mais de 30 anos no Brasil.
Por meio desse sistema, é possível aumentar a produtividade da lavoura e a vida útil das máquinas, reduzir os gastos com combustível, melhorar a eficiência dos fertilizantes e proteger o meio ambiente. O plantio direto bem feito emprega cerca de quatro toneladas de palha por hectare, volume suficiente para melhorar os teores de matéria orgânica, facilitar a infiltração da água e proteger o solo contra a erosão.
Esse sistema representou uma revolução na agricultura porque dispensa revolvimento do solo com o uso de grades e arados, trabalha com rotações de culturas e viabiliza o aumento da matéria orgânica. Vale ressaltar que cerca de 80% da fertilidade do solo depende da matéria orgânica e o plantio direto permite manter e aumentar esses teores no solo.
Mais de 50% da área brasileira cultivada com grãos já utiliza o plantio direto como um sistema produtivo conservacionista. Hoje, o Ministério da Agricultura atua com parceiros nas áreas de pesquisa, assistência técnica, cooperativas, sindicatos rurais e organizações de produtores, com o propósito de promover Plantio Direto na Palha de qualidade, com foco na melhoria da renda do produtor, proteção do solo e da água e redução do uso de insumos químicos, como fertilizantes e inseticidas. Assim, é possível obter solo fértil e prevenir a perda de sementes e adubos, além de minimizar os impactos ambientais negativos da erosão.

Comentários

Postagens mais visitadas