A importancia da Educação Ambiental nas Escolas


A atual devastação ambiental resulta do processo histórico de produção da existência humana, onde o homem modifica tudo, os problemas ambientais não são recentes e o que temos hoje é o agravamento dos mesmos, gerado pela humanidade, ao longo do processo civilizatório.
A interação entre os homens e o ambiente ultrapassou a questão da simples sobrevivência, para se atender as necessidades humanas foi-se desenhando uma equação desbalanceada: retirar, consumir e descartar. Essa é a fronteira entre o conhecimento e a ignorância humana sobre sua própria casa, o Planeta Terra.
Fica evidente a importância de sensibilizar os humanos para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Entendendo-se por Educação Ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação destas atividades. A escola dentro da Educação Ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. Tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício.
Em todos os casos, a Educação Ambiental só adquire seu pleno significado quando atinge a todos e a escola é o melhor lugar para se começar a aprender sobre ela e mudar toda uma cultura e todo padrão ja existente.

Comentários

Postagens mais visitadas