Mudanças Climáticas


Mudanças climáticas são os fenômenos que ocorrem no clima que não condizem com a média estipulada há alguns anos no planeta. Elas podem ter causas naturais como máximas e mínimas solares e atividades vulcânicas fora dos padrões como também são causadas e intensificadas pelas atividades humanas.
Ainda há muita discordância quando se fala de Aquecimento Global, fenômeno que faz com que a temperatura da Terra aumente mais do que deveria. Muitos pesquisadores defendem a idéia de que o homem é o grande causador, graças às emissões de gás carbônico. Segundo o IPCC, dentro de um índice de confiabilidade de 95%, o clima de nosso planeta está efetivamente sendo alterado e o aumento da temperatura no planeta é crescente. Mas existe também, um grupo muito forte contra essa idéia. Eles defendem, que na verdade o nosso planeta está passando por um resfriamento. Segundo o climatologista Timothy Ball “as alterações no clima são um processo natural, em que as emissões de dióxido de carbono têm pouca influência”.
Conflitos a parte, o primeiro passo para minimizar os efeitos deste fenômeno do clima, consiste em investir em novas tecnologias e reduzir a emissão dos gases.  No entanto, esta tarefa não é fácil, já que altera um padrão de produção e consumo estabelecido há mais de 200 anos.
O fato é que tecnologia já existe. Assim como algumas idéias para aplicá-las. Muitos países já investem em energias limpas e biocombustíveis (o Brasil é um deles). O grande desafio está na falta de incentivo e pró-atividade por parte dos governantes. 
Enquanto a solução não chega, teremos quer lidar com secas, inundações, desparecimento de espécies de animais, aumento do nível do mar, processo de desertificação, aumento de doenças associadas a ondas de calor, poluição do ar e alergias, mudanças nos tipos de cultura devido à escassez de água, perda da biodiversidade (consequências das mudanças climáticas de acordo com o Relatório Intergovernamental de Mudanças Climáticas- IPCC).

Comentários

Postagens mais visitadas