BIOPIRATARIA


Nunca é demais lembrar que o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, contando com um número estimado de mais de 20% do número total de espécies do planeta. Também vale ressaltar que somos donos da maior diversidade genética vegetal: são cerca de 55.000 espécies catalogadas de um total estimado entre 350.000 e 550.000 espécies.
E dentro desse leque único de riquezas biológicas, o país também se destaca em outro aspecto no que diz respeito às plantas, nossas florestas guardam um número significativo de espécies que tem fins terapêuticos e medicinais. O Brasil possui um imenso potencial genético a ser explorado e estima-se que esse patrimônio vegetal represente cerca de 16,5 bilhões de genes.
Sendo o Brasil um país rico em bioativos (substâncias biologicamente ativas ), o tema biopirataria sempre foi motivo de alerta por parte de ambientalistas, ONGs e outros setores da sociedade civil. Várias já foram as denúncias de cientistas e laboratórios estrangeiros que simplesmente saem do país levando suas riquezas biológicas, registrando suas patentes e gozando de vantagens econômicas em cima de produtos gerados com nossas plantas.
Portanto, o assunto biopirataria diz respeito, sobretudo, à importância da conservação e proteção da biodiversidade, à pesquisa de novas substâncias bioativas e aos aspectos relacionados com a propriedade intelectual dessas substâncias.
A biopirataria é um problema da biodiversidade, que tem a ver com o roubo de alguns recursos genéticos e biológicos, é também quando os elementos da fauna e da flora são enviados para um determinado país ilegalmente.  
O Brasil é responsável por 10 % deste tráfico, especificamente pelo tráfico de animais silvestres.
Não existe legislação que imponha algumas regras para o uso de alguns recursos naturais brasileiros, facilitando assim a biopirataria.
Por não existir uma lei para a biopirataria, alguns países desenvolvidos incentiva suas empresas a praticar a biopirataria.
A biopirataria no Brasil ocorre em cinco etapas
- Coleta: as pessoas, que são chamadas de biopiratas, pegam plantas nativas e animais silvestres da floresta amazônica.  
- Disfarces: toda a mercadoria que sai de um país para o outro, sai bem embalada.  
- Patentes: toda mercadoria é vendida para laboratórios, para que eles criem substâncias derivadas das plantas e de animais.  
- Cifra: a biopirataria pega do nosso país mais de 1 bilhão de dólares por ano somente em recursos naturais.
- Prejuízo: sem a mercadoria, o Brasil não recebe mais uma retribuição financeira, que é chamada de royalties.

Comentários

Postagens mais visitadas