Arborização Urbana


As árvores da cidade são importantes
As árvores das calçadas, praças, parques, avenidas e quintais, além de sombra e frescor, embelezam a cidade com formas e cores, reduzem a intensidade dos ruídos, retêm poeiras do ar, e alimentam e abrigam pássaros e outros animais.
Porém, as árvores da cidade têm que conviver com calçadas, pedestres, asfalto, manilhas, alicerces, paredes, ônibus, caminhões, sinalizações de trânsito e os fios elétricos telefônicos.
Os fios, os carros e as casas
É preciso plantar árvores de pequeno porte tantos nas calçadas estreitas como naquelas sob fios elétricos e telefônicos. Esta é a forma inteligente de conciliar os benefícios das árvores e dos fios, e evitar curto-circuito, queima de eletrodomésticos e rompimento de fios pela quebra de galhos e tombamento de árvores.
Mesmo nas calçadas sem fiação deve-se plantar árvores de pequeno porte ou, no máximo, de médio porte.
As árvores de grande porte (que atingem mais de 15 m de altura) são apropriadas para praças, parques, e em alguns casos, para canteiros centrais de avenidas.
Árvore apropriada no lugar certo
As calçadas são áreas públicas e as árvores nelas plantadas são protegidas por Lei e constituem Patrimônio do Município. Os munícipes podem colaborar com a prefeitura arborizando calçadas. Todavia, devem fazê-lo de forma correta.
As raízes das árvores retiram água e nutrientes do solo. Além disso, as raízes respiram.
É preciso reservar espaços nas calçados para garantir a infiltração da água e a aeração do solo.
Escolhendo o que plantar
É recomendável que a muda da árvore tenha uma haste de pelo menos 1,80 m de altura, sem brotações laterais ou bifurcações, e que seja o mais retilínea possível. Mudas de menor tamanho exigem maior proteção e outros cuidados.
O plantio de árvores frutíferas na cidade é ambientalmente recomendável e salutar. Todavia, as plantas com frutos carnosos devem ser evitadas nos passeios (escorregões), nos locais de trânsito intenso de veículos (atropelamentos) e nos estacionamentos (danos aos veículos). Consulte a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Espécies de pequeno porte
Indicadas para o plantio em calçadas com fiação aérea.
Murta
Ipê-de-jardim
Flamboyantzinho
Manacá-de-jardim
Hibisco
Resedá anão
Calistemon ou Bucha de Garrafa
 Grevílea anã
 Macrantera
 Rabo de cotia
Espécies de médio porte
Indicadas para o plantio em calçadas sem fiação aérea.
Quaresmeira
Ipê-mirim
Magnólia amarela
Ipê amarelo
Sabão de soldado
Cássia imperial
Pata de vaca
 Aroeira-salsa ou falso chorão
Astrapéia
O que NÃO plantar nas calçadas
Tem-se observado que as árvores causadoras dos maiores problemas em calçadas são as de grande porte.
Sibipiruna
Jambolão
Monguba
Pau ferro
Sete Copas ou Amendoeira
Paineira
Figueiras em geral
Oiti
Jambo
Flamboyant
Palmeiras em geral
Outras espécies de grande porte também são desaconselháveis em calçadas. Estas são indicadas para grandes áreas livres.
Onde e como plantar
Antes de plantar uma muda de árvore na calçada é necessário prestar atenção em detalhes como: fiação elétrica ou telefônica, entrada de garagem, potes de iluminação e de sinalização de trânsito, etc. Como regra geral, podem ser adotadas as seguintes dimensões mínimas:
Espaçamento entre mudas / árvore - 5,00-6,00m (*)
Distância de esquinas - 15,00m
Distância de postes de fiação - 4,00m
Distância de postes de iluminação - 6,00m
Distância de postes de sinalização de trânsito - 4,00m
Distância de entrada de garagem - 1,50m
Distância da muda à sarjeta - 0,50m
Lado do canteiro de plantio - 0,60m
Largura da faixa de grama - 0,50m
Lado da cova - 0,30m
Profundidade da cova - 0,30m
Largura para passeio de pedestres - 1,00m
(*) 5m para espécies de pequeno porte e 6m para espécies de médio porte.
Cuidados ao plantar
A ocasião mais apropriada para o plantio da muda é o início do período chuvoso (outubro). Para garantir um desenvolvimento inicial rápido e saudável da muda, recomenda-se plantá-la fertilizando a cova.
Se o solo for de boa qualidade (argiloso, vermelho escuro, fofo e com camada superficial sem pedras, reboques, etc.), a cova pode ter as dimensões mínimas (0,30m x 0,30m x 0,30m).
Caso o solo não seja de boa qualidade (arenoso e de cores mais claras, ou ainda, argiloso e vermelho escuro, mas transportado ou muito duro), a cova deve ser maior (0,60m x 0,60m x 0,60m).
Misture os fertilizantes muito bem com a terra e encha a cova com este material, comprimindo com as pontas dos dedos cada camada adicionada. Faça uma "coroa" ao redor da cova com a sobra de material. Retorne-o à cova na medida da acomodação do material em seu interior. Irrigue a cova diariamente durante 30 (trinta) dias para, então, efetuar o plantio da muda. No plantio, o "colo" da muda deve estar ao nível da superfície do solo. Utilize um sarrafo ou uma estaca de bambu enterrados cerca de 0,50m e com pelo menos 1,5m acima da superfície do terreno, para tutorar a muda. Use um cordão de sisal para amarrar a muda ao tutor. Regue-a durante o verão a cada dois dias sem chuva.
Importante: Não deixe de plantar uma árvore mesmo que você não tenha todos os adubos recomendados.
No primeiro caso (0,3m x 0,3m x 0,3m) a fertilização da cova pode ser feita com:
4 l. - 5 l. de esterco de curral curtido ou
1 l. - 1,3 l. de esterco de galinha curtido e 150g - 200 g do adubo químico 4-14-8
No segundo caso (0,6m x 0,6m x 0,6m) a fertilização da cova pode ser feita com:
40 l. - 50 l. de esterco de curral curtido ou
10 l. - 13 l. de esterco de galinha curtido e
1 kg - 1,5 kg de calcário dolomítico (1,0 Kg para solo arenoso e 1,5 Kg para solo argiloso)
1 kg - 1,2 kg do adubo químico 4 - 14- 8
Como "formar" uma árvore
A passagem da fase jovem (muda) para a fase adulta (árvore) requer alguns cuidados. As plantas, ao crescerem em "lugares abertos", emitem muitos ramos para "ocupar o espaço disponível".
Assim, quando o plantio em calçadas for feito com muda menor que 1,80 m de altura, além de maior proteção, elas requerem a chamada "poda de formação".
A "poda de formação" consiste da eliminação dos ramos inferiores, sem prejudicar o crescimento da muda. Desta forma, evita-se que a futura árvore atrapalhe a passagem de pedestres, além de se tornarem desnecessárias podas drásticas posteriores, para corrigir a sua forma. A árvore de calçada deve ter os galhos situados sempre acima de 1,80 m.
Recuperando árvores danificadas
Os tipos de crescimento e as formas das árvores já estão definidos nas suas sementes. Além disso, a exposição adequada à luz é um fator muito importante no seu desenvolvimento, motivo pelo qual galhos muito sombreados perdem sua função, morrem, secam e caem naturalmente.
As árvores crescem "procurando ocupar os espaços disponíveis" e adquirindo aquela forma "programada" nas suas sementes, O homem inventou, então, a poda, que é uma agressão às árvores. As árvores passaram a ser podadas para que os "espaços disponíveis" fossem compartilhados com os fios elétricos e telefônicos, os caminhões, os ônibus, os prédios e os pedestres, que também precisam de espaços.
As podas são operações delicadas, tal como as cirurgias. Existem as ferramentas apropriadas e as pessoas qualificadas para isto.
Podas mal feitas podem "aleijar" as árvores
Os tipos de podas
Existem diversos tipos de poda para árvores de calçada, além da poda de formação, já demonstrada.
A "poda de contenção de copa" serve para abertura de espaço para fios elétricos e telefônicos. Este tipo de poda não é saudável para a árvore. Ela é adotada quando a árvore plantada é inadequada ao local.
A "poda de elevação de copa" serve para abrir espaços para passagem de pedestres e veículos.
Estas podas devem ser feitas por pessoas autorizadas e treinadas para isto.
A "poda de limpeza" tem o objetivo de retirar galhos mortos e secos. Ela também pode ser usada para recuperar árvores danificadas. Nesta poda procura-se serrar os galhos quebrados ou secos, sempre rente ao tronco ou aos galhos mais grossos. Deve-se tomar cuidado para não lascar a casca e não ferir a "crista" nem o "colar" (pequenas protuberâncias existentes na inserção do galho, responsáveis pelo processo de cicatrização).
A eliminação de galhos quebrados e secos reduz a quantidade de alimento para cupins, diminuindo sua infestação na cidade. Após a "poda de limpeza", deve-se deixar apenas um ramo crescer logo acima ou abaixo do corte. A árvore estará recuperada quando estes ramos tornarem-se galhos e o peso da copa estiver bem distribuído ao redor do tronco.
Árvores doentes
O controle da saúde das árvores deve ser feito regularmente.
Os problemas mais frequentes são formigas, cochonilhas, pulgões, lagartas, fungos e cupins. Caso você detecte algum problema nas árvores próximas de sua casa, procure orientação de técnicos habilitados, que indicarão o procedimento adequado para cada caso.
A prática comum de caiar troncos das árvores não tem função benéfica. Ela deve ser evitada.  

Comentários

  1. e ai Fredin, Prefeitura de Contagem, Conparq, Gasmig e a todos os moradores e cidadãos de Contagem, será q não temos q rever nossos conceitos como defender o meio ambiente e salvar vidas?

    ResponderExcluir
  2. Olá, como tenho muita vontade de plantar ipê amarelo na minha calçada e por saber que ele é uma árvore de médio porte. Resolvi plantar dentro de uma manilha de 40x1.00 para que a mesma não cresça muito. Será que ela irá se desenvolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luzimar....sempre a jeito para tudo, vai depender dos cuidados que você vai dar no devido tempo...Não sou expert em arborização no que se refere a espécies e seus cuidados, mas sou bem curioso e faço meus ajustes....Por exemplo plantei 3 sementes de ipes e já tenho 3 mudas pequenas em um vaso comum, mas minha ideia é formar bonsai.....se você plantou nesta manilha como citou ela vai até formar mas o desenvolvimento dela e o porte, vai depender da maneira como você vai conduzir a mesma...ou seja adubação adequada e poda, para que ela não cresça muito....mas lembre se terá bastante trabalho pois ipe é uma arvore de porte médio a grande e precisa se desenvolver......colocarei um link aqui que poderá observar algumas características da mesma.... http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2014/09/como-plantar-ipe-amarelo.html

      Excluir
  3. O Jambo vermelho ou jambo do Pará seria viável para calçada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Flavio... na matéria no tópico Porte Grande o jambo já é citado, então quando a árvore é porte grande já se deve pensar se não causara dano futuramente. Mas segue aqui algo que poderá ser útil a sua pergunta ok. O jambo-vermelho ou Jambo do Para (Syzygium malaccense) é uma fruta originária da Malásia, país que se localiza no sudeste da Ásia. No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “eugênia”. A árvore do jambo é grande, por isso você irá precisar de um terreno espaçoso. Se for a calçada da rua não é recomendável, porque a árvore cresce muito e pode atingir a fiação elétrica. Assim sendo se voce tiver terreno com espaço para plantio poderá plantar, mas na calçada na rua não é recomendavel. Essa duvida se for o caso poderá ser tirada junto a prefeitura de sua cidade, inclusive eles poderão te indicar a muda correta a ser plantada e dependendo a cidade te fornecem a muda.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas