19 de Abril - Dia do Indio


Porque Dia do Indio?
Hoje é o dia do Índio, mas você sabe quando e como começou a comemorar esta data?
Em 1940, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Diversas autoridades governamentais da América estiveram presentes. Porém os vários líderes indígenas do continente, apesar de convidados, não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.
Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, com a função de zelar pelos direitos dos indígenas na América.
O Brasil não aderiu imediatamente ao Instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
Os próprios Índios também foram convidados a participar do Congresso, mas como estavam acostumados a serem desrespeitados, preferiram não participar.
Mas após alguns dias, os Índios entraram em um acordo e decidiram que iriam participar do Congresso, já que lá seriam discutidos problemas que dizem respeito a eles. A data em que foi tomada esta decisão tão importante era 19 de abril de 1940, por isso este dia se tornou o dia do Índio.
Em 1943, Getúlio Vargas, que era o atual presidente do Brasil, decretou que todo dia “19 de abril” seria comemorado o dia do Índio no Brasil.
Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Dia do Indio
Hoje é o dia do Índio, é um dia para reflexão para todo brasileiro dessa imensa nação o dezenove de Abril tem essa consagração.
Nessa data importante o Brasil tem que lembrar o dezenove de Abril vamos sim comemorar exaltar o povo indígena sua cultura valorizar.
Verdadeiros brasileiros os primeiros habitantes antes da colonização eram eles dominantes e depois de alguns séculos diminuíram bastante.
Um povo de alma gigante e de uma força aguerrida são guardiões da natureza nela tem a sua guarida com a bela fauna e flora sempre de bem com a vida.
Muitos anos se passaram restaram as grandes marcas das incursões tiranas promovidas por monarcas promovendo o extermínio com ações tão arcaicas.
Parabéns aos indígenas, deixo essa homenagem que em favor da natureza geralmente sempre agem são verdadeiros guardiões lição de aprendizagem.
Juarês Alencar Pereira


            www.juaresdocordel.blogspot.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas