Sistema de Gestão Ambiental - SGA


SGA, ou Sistema de Gestão Ambiental, é uma atitude tomada por empresas que desejam ter um maior controle sobre a maneira como a sua produção está afetando o meio ambiente, positiva ou negativamente.
O Sistema de Gestão Ambiental se embasa em seis princípios básicos, cada um deles com um valor importantíssimo para que a empresa possa avaliar o verdadeiro impacto ambiental de sua produção e seus produtos.
O primeiro deles é a política ambiental que a empresa estabelece. Nela devem estar claros os objetivos da empresa e a maneira como ela pretende alcançá-los sem prejudicar o meio ambiente, estabelecendo metas e compromissos com o meio em que está inserida.
O segundo é o planejamento do impacto ambiental da empresa, pois não é possível produzir sem produzir alguma espécie de impacto, mas é completamente viável e extremamente importante que tais impactos sejam planejados e manejados da melhor forma possível, para que eles possam ser absorvidos pelo meio ambiente de maneira limpa.
O terceiro é a implementação e operação de tal planejamento, a efetivação de tudo que foi planejado de maneira prática e saudável para o meio ambiente. É tirar as ideias do papel e colocá-las no mundo real.
O quarto é o monitoramento e a correção das ações: afinal de contas, nem tudo que é planejado de fato funciona no mundo real, e é preciso notar quais ações precisam ser corrigidas e quais delas necessitam de melhorias ou melhores táticas de funcionamento. Uma empresa responsável sabe que tão importante quanto o planejamento inicial é a execução deste planejamento e a correção de tudo aquilo que não tem o resultado esperado.
O quinto pilar do Sistema de Gestão Ambiental é a revisão gerencial, quando o comando superior da empresa revisa todas as ações planejadas, executadas e corrigidas pelo Sistema da Gestão Ambiental, para que ele possa ser aprovado e então comprovado como efetivo, mostrando a probabilidade de sucesso. A sua adequação no meio ambiente como benefício para ele e também a sua efetividade enquanto ação positiva para o meio ambiente são muito importantes.
O sexto e último pilar é a melhoria contínua dos cinco pilares já vistos: é preciso continuar sempre melhorando e adequando novas técnicas, sempre pesquisando e adequando novas tecnologias à realidade das empresas que realmente se preocupam com o meio ambiente.
A integração entre lucro e desenvolvimento sustentável, que é a que o Sistema de Gestão Ambiental visa, é uma conquista que só vem com muito esforço contínuo e pesquisas constantes sobre como melhor adequar produção e produtos em um mundo que já não pode mais ter tantos impactos negativos em seu meio ambiente.

Comentários

  1. Olá Luiz, tudo bem? Passei por aqui para ler e ver as novidades. Ando meia sumida de minhas visitas aos amigos blogueiros, pois como vc sabe minha luta é grande e parece que a cada dia fica maior e o tempo cada vez mais curtinho.Porém, não esqueço dos amigos virtuais...Seu blog continua um show, sempre impecável nas informações.Um grande abraço. Tenha um fim de semana iluminado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas