Qual a Função da Educação Ambiental?


A educação está em constante diálogo com a sociedade. A escola, portanto, tem a obrigação de formar cidadãos conscientes. Isto é, que saibam reconhecer os problemas da comunidade ou do mundo; e que tenham espírito comunitário para agir contra esses problemas. Uma prática pedagógica mais voltada para a educação ambiental é, então, uma das bases para reduzir os grandes problemas sociais, ambientais e econômicos que o mundo sofre hoje em dia.
Para que haja uma verdadeira educação ambiental é necessária a entrada dos conceitos da sustentabilidade na formação escolar. Isto se aplica tanto à educação infantil até as últimas séries de um curso universitário. Muitos estudiosos da área afirmam que a fase da vida mais importante para o desenvolvimento da cidadania é a infância.
Numa prática educativa voltada para a consciência ambiental, as crianças aprenderiam sobre várias questões, como por exemplo: como usar os recursos naturais de forma responsável, qual é a importância da natureza na vida do homem, como devem ser separados os resíduos de casa, etc.
Na educação ambiental a teoria apenas não basta, é fundamental que os alunos vejam na prática como usar o que aprenderam na sala de aula. Os exemplos a seguir mostram como existem inúmeras possibilidades de ensinar na prática: Dinâmicas que levem essas crianças a refletirem sobre as questões ambientais, incentivo em projetos pedagógicos e em atividades extracurriculares mais voltadas a conscientização dos problemas que a natureza sofre e como resolvê-los, chamar toda a sociedade para o ambiente escolar com a intenção de mobilizar um espírito comunitário e solidário na própria sociedade, etc.
O governo também tem um papel essencial na aplicação dessas práticas educativas na escola. Ele pode fazer leis, mudar as grades curriculares das escolas da rede pública, iniciar projetos de sustentabilidade aplicados a educação, etc.
A educação ambiental, então, é capaz de formar cidadãos conscientes sobre os problemas do meio ambiente. E somente essa educação pode criar perspectivas para uma mudança real dessas dificuldades mundiais. Mas para que haja essa formação é indispensável à união do governo, da sociedade e da escola.
Então, para uma mudança real dos problemas mundiais estarem juntos a escola, o governo e a sociedade.

Comentários

  1. TEM GENTE QUE PENSA QUE PLANEJAR O FUTURO DOS FILHOS ,É DEIXAR UMA BELA CONTA BANCÁRIA, INVESTIR EM ESTUDOS, MAS SE ESQUECE QUE PRA ELE USUFLUIR DISSO TUDO PRECISA DE QUALIDADE DE VIDA AMBIENTAL TAMBÉM,INVESTIR EM SUSTENTABILIDADE FARÁ MUITA DIFERENÇA PARA O FUTURO DE CADA UM DE NÓS.

    ResponderExcluir
  2. Todos os pais devem ensinar aos seus filhos desde cedo a cuidar da natureza com amor porque é a maior riqueza que Deus nos deu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quem ama a natureza cuida dela com amor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Todos nós devemos faser a nossa parte!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas