Fundo de Vale


Fundo de vale é o ponto mais baixo de um relevo acidentado, por onde escoam as águas das chuvas. O fundo de vale forma uma calha e recebe a água proveniente de todo seu entorno e de calhas secundárias. Com a ocupação urbana estas calhas são canalizadas e ocultadas sob a pavimentação das avenidas. Ocorre que nas épocas de forte precipitação (chuva), estas canalizações não conseguem dar suficiente vazão de escoamento. Então, o que se observa, são os alagamentos nos centros urbanos.
Desta forma, pode se dizer que, tanto a ocupação urbana quanto as intervenções no sistema hídrico começaram a gerar riscos crescentes para a população.
A análise da construção de avenidas de fundo de vale, conjugada a canalização dos córregos pode ser desenvolvida a partir das teorias que investigam a multiplicação dos riscos e das incertezas envolvidos na realização de intervenções, com a intenção de ampliar a idéia de impacto ambiental ou conflito entre o uso urbano e os fundos de vale, ou várzeas, para o conceito de risco. A forma como foram tratadas as águas superficiais na cidade originou uma série de problemas, criando um ambiente de risco para as populações urbanas.
Mesmo protegidos por leis federais, estaduais e municipais, os fundos de vales são constantemente invadidos ou usados como depósitos de lixo.
Para onde vai tanta sujeira?
O rio, ribeirão, córrego no fundo de vale é chamado água superficial, independente do tamanho. A água superficial pode ter duas origens: a primeira é a água da chuva que caiu numa determinada área de solo, foi absorvida e saturada em uma região conhecida como lençol freático. Esse lençol de água é profundo em partes altas do terreno, mas aflora na superfície nas partes baixas, e alimenta um riacho, ribeirão ou rio. A outra fonte para a água superficial é o escoamento superficial, que são as enxurradas. O escoamento acontece em superfícies que não absorvem ou pouco absorvem água, como por exemplo, no asfalto, calçada, e mesmo na agricultura.
A relação entre essas duas fontes vai determinar o quanto esse rio é perene. Se tiver bastante penetração da água da chuva existe uma constância no fluxo da vazão da água. Se predominar um terreno com a vazão superficial, as enxurradas resultam em enchentes, erosão e em períodos secos, na falta de água. As florestas facilitam a absorção da água, e é por isso que a mata ciliar em torno do fundo de vale é tão importante. Nas áreas de agricultura ou na própria cidade, a mata "segura" os dejetos, que chegam em menor quantidade aos rios.
Bitucas de cigarro e chicletes no chão, panfletos espalhados pelas ruas. Esses são alguns exemplos de poluição difusa. Com a água chuva todo esse lixo escorre para os bueiros e cai em galerias que muitas vezes passam por baixo da mata ciliar. Essa mistura é despejada diretamente nos fundos de vale da cidade. A poluição que era difusa passa a ser pontual.
Além do impacto na vida aquática e do perigo de assoreamento, essa água, que provavelmente será usada para consumo, fica poluída com pó de pneus, óleo de oficina e até com o inofensivo sabão que foi utilizado para lavar calçadas. Está aí a importância da conscientização da população. Um aparentemente inofensivo papel de bala pode contribuir com a destruição de uma fonte de água potável.
Alerta
A preservação das matas ciliares é de suma importância para a preservação dos fundos de vale, pois elas diminuem a ocorrência de erosões, reduzindo os assoreamentos, além de melhorarem a paisagem local.

Comentários

  1. como as áreas de fundo de vale são representadas em curvas de nível, no mapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo.....não tenho como lhe responder esta pergunta no momento, não é minha área de conhecimento. Agradeço a visita ao BLOG e caso você consiga esta resposta e quiser compartilhar conosco fique a vontade.

      Excluir
    2. As áreas de fundo de vale são representadas pelas curvas de nível mais baixas, sempre dividem duas áreas com declividade e se localiza no encontro dessas duas áreas em seu ponto mais baixo.

      Excluir
  2. comprei um lote perto de um fundo de vale tava aterrado e ja contrui. era uma area particular tem risco do meio ambiente derrubar a minha casa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, não sou advogado ok mas te responderei pelo mínimo que conheço....Bom fundos de vale são áreas consideradas de preservação não podem ser vendidas assim simplesmente o erro já esta ai nesta situação...e você deveria ter verificado junto a prefeitura da sua cidade que não sei qual é, pois não citou nem seu nome e nem sua cidade, se eles permitem que se compre área destinada a preservação....Sobre o Meio Ambiente vir e derrubar, veja bem todo nosso espaço físico e o Meio Ambiente, não é ele quem derruba ok , mas na sua cidade deve ter algum órgão que cuida do Meio Ambiente e pode sim te convidar a sair da área mesmo que você esteja cuidando dela...então é melhor você averiguar na comarca da sua cidade, na prefeitura ou em algum cartório se este terreno é legal ou se você não foi enganado e ainda por cima venha a responder pela lei por crime, mesmo não sendo você o causador deste crime, mas por estar usando uma área que pode não ser apropriado para tal fim (moradia) você responderia por isso ok....Espero ter ajudado e que você resolva esta situação da melhor maneira possível....Abraço e obrigado por ler as materias no BLOG.

      Excluir
    2. obrigada por me responder fui ate a prefeitura e eles falaram q eu cai num golpe foi erro meu nao ir ate a prefeitura verificar a area mas acontece q ten umas 9 familia ja morando no local e ja tem 9 terreno ja vendidoe o meio anbienye sempre ta vindo aki.se for pra desocupar eles tao prazo pra sair?me falaram q eles chegam ja manda sair e so da tempo de tirar as coisas de dentro de casa.ta nas maos do promotor eu me informei ta assim;ou e liberado pra morar ou vai desocupar tudo.mas dissem q isso demora .sou de araucaria. curitiba. parana.grata pela atençao ass;georgia gadelha.

      Excluir
    3. Olá amigo construí minha casa em um fundo de vale foi aprovada pelos órgãos públicos tenho habites e na planta mostra as manilhas do fundo de vale a 5 metros mais descobri que estão passando em baixo da minha casa e as manilhas quebrou ou estáo entupidas e a agua esta subindo e alagando minha casa, quem é O responsavel e vai arrumar

      Excluir
    4. Prezada Mirian, obrigado por acessar as matérias do BLOG. Quanto a sua pergunta, visto o Blog ser de cunho para informar certas assuntos, nem todos os assuntos e perguntas são e conhecimento para dar uma resposta concreta. Bom analisando a mesma, já fica uma situação estranha, pois fundos de vale são aréas de preservação e não deveriam ter autorização para construção, isso é lei. Mas você diz ter licença para ter construído, neste caso sugiro que procure o órgão que autorizou o mesmo para tentar verificar uma solução do problema apresentado junto a eles, pois se autorizaram é porque tem ou deveriam ter estudos e documentos que identifiquem esses possíveis problemas e qual solução a tomar. Cada cidade ou prefeitura cuida de seus fundos de vale, e permitem ou não construções, pela lei não deveriam, lembre-se, caso você venha a querer corrigir através da justiça, pode ter transtornos a você, demorar tempo ou ainda outra dor de cabeça, pois cada gestão nas prefeituras mudam conceitos e agem sem critérios ou com muitos outros critérios, que são diferentes dos que você obteve para construir na época. Mas procure o órgão que liberou em sua cidade a construção, é o primeiro passo.

      Excluir
    5. Boa tarde, sugiro antes de pensar em qualquer coisa consultar o engenheiro civil responsável, pois devido a complexidade não só técnica mais jurídica pois há várias questões discutíveis que somente um especialista pode resolver.

      Excluir
  3. Boa noite . um loteamento pode ter terrenos que fazem fundo com o fundo de vale. ? ou apenas a rua deve se passar na beira do fundo de vale.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas