EDUCOMUNICAÇÃO - O QUE É ISTO?
Quando falamos em Educomunicação, estamos nos referindo a um campo de pesquisa, de reflexão e de intervenção social, cujos objetivos, conteúdos e metodologia são essencialmente diferentes tanto da Educação Escolar quanto da Comunicação Social.
Investigar os fundamentos desse campo, discutir as inter-relações dos vários tipos de saberes que se fundem na Educação e na Comunicação constitui os principais objetivos teóricos desse novo campo. O que sentem e pensam as pessoas de si mesmas, dos outros e do mundo que as rodeia, não importando idade, sexo, credo ou condição social, por sua vez, são os conteúdos trabalhados na Educomunicação.
Mas o que a particulariza em relação às outras ciências – e sem delas se desconectar, evidentemente – são os procedimentos adotados em relação ao fim a que ela se destina. O que é singular nesse processo, do nosso ponto de vista, é o tipo de gestão a ser adotado.
Se entendermos por método os caminhos escolhidos pelo sujeito em suas tensas e contínuas relações com o objeto na busca do conhecimento e na construção dos saberes, a metodologia adotada na Educomunicação caracteriza-se não pelo interesse em respostas supostamente definitivas para os problemas que diuturnamente se nos apresentam, mas pelo aguçamento das contradições... Se entendermos por fim algo sobre o qual se tem clareza – as ações são pautadas pela intencionalidade – então, alterar a realidade em que se vive é o objetivo principal da Educomunicação.
Para saber mais
Surgida no Brasil por volta de 1990, a educomunicação tem como objetivo formar alunos críticos e criar um "ecossistema comunicativo" na escola. Ela não é um campo da comunicação social nem da educação, mas pode ser compreendida como uma metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem. Logo, como o próprio nome sugere, é o encontro da educação com a comunicação multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área. Muitas vezes chamada de educom, a educomunicação é um campo de convergência não só da comunicação e da educação, mas de todas as áreas das ciências humanas e isso é resultado de um grande esforço de comunicadores, educadores e de pessoas das mais diversas áreas, que, como disse Oliveira Soares, se juntaram e passaram a trabalhar com referenciais teóricos e metodológicos de várias áreas das ciências humanas e acabaram constituindo um movimento social em torno da cidadania, da democracia e em torno da luta para quebrar a hegemonia dos sistemas estabelecidos, atingindo assim a grande mídia e tomando-a como suporte para a efetivação de sua prática metodológica.
Fonte: www.portalgens.com.br
Comentários
Postar um comentário