DDT – Diclorodifeniltricloretano


O DDT – com o nome científico de Diclorodifeniltricloretano – é um conhecido pesticida que, primariamente, é utilizado no controle de pragas e insetos em lavouras e plantações. No entanto, este tipo de pesticida vem sendo causa de debate entre ambientalistas, cientistas e entidades médicas em todo o mundo há muitos anos. No Brasil, seu uso foi proibido em 1985, e em outros países ele tem o uso proibido há quase um século. Alguns especialistas defendem que o verdadeiro problema com o DDT não é o seu uso, mas sim o seu uso indiscriminado e sem fiscalização, o que poderia causar problemas para o meio ambiente.
A verdade é que o DDT, uma vez utilizado na natureza, não é passível de controle. Ele se espalha facilmente pelo ar, é altamente solúvel em qualquer tipo de água ou gordura, e o pior, pode levar de três a quarenta anos para se dispersar novamente. Isso resulta em um agente químico presente de maneira completamente integral, sem nenhuma parte de sua composição desfeita, por até quarenta anos nas regiões atingidas. Apesar de ser extremamente efetivo no combate a pragas na lavoura, os seus efeitos no ser humano, fauna e flora dos locais onde ele se acumula ainda não pode ser completamente medido. O DDT tem a capacidade de contaminar a pele das pessoas com as quais entra em contato, ficando acumulado ali durante décadas.
A princípio, era argumentando pelos produtores que utilizavam este produto, que ele ficava acumulado, mas, no entanto, não causava nenhum mal visível ao corpo humano. Com o decorrer dos anos, foi comprovado que o DDT pode causar câncer, além de outras doenças graves, ou então causar complicações em doenças já desenvolvidas, ou que venham a se desenvolver depois do contato da pessoa doente com este produto. Houve prova de que o DDT pode se espalhar de maneira preocupadoramente rápida: há alguns anos, foram encontrados resíduos de DDT – que era, até então, ainda usado apenas em alguns países do mundo –, em animais que habitam o Ártico, onde o veneno certamente jamais fora utilizado.
Esse fator causou a maior preocupação já vista até então nesta questão: se o veneno havia chegado até lá, todo o planeta poderia ter sido contaminado. Há uma campanha, que se iniciou já há alguns anos, que tentava coibir todo o uso de DDT no planeta, até o ano de 2007. Em tese, a campanha foi um sucesso – mas sabe-se que, em alguns países, ele continua sendo usado, sem a fiscalização correta, e com o risco de por todo o planeta em perigo.

Comentários

  1. Sou engenheiro agroomo e afirmo que o problema do ddt se encontra nos próprios produtores que são teimosos e inseguros em relação a dosagem recomendada no rótulo ou bula dos produtos e acabam por ignorância, no sentido perjorativo mesmo, não sucumbindo a uma informação correta já que são muito adeptos ao conservacionismo. Não apoio os ambientalistas que dizem que nao se deve utilizar defensivos químicos, pois estes com certeza nao foram produtores e não sabe o que se passa em uma lavoura, porém não sou cego e sei que o uso indevido de defensivos podem acarretar danos futuros tanto aos seres humanos como ao meio ambiente, portanto tentem reeducar o maior problema: OS PRODUTORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola senhor agronomo anonimo, bom em principio obrigado por ter visitado o blog e logico como aqui fica em aberto para comentarios agradeço a sua explanação sobre o assunto na qual eu daria um tema quem é o culpado....mas a intenção não foi dizer isso aqui e sim expor o produto devido seus componentes quimicos como causador de um grande mal a saude....Trabalho diretamente com um agronomo e sou grato pelas informações que recebo dele, e eu mesmo sei da necessidade de nós seres humanos consumirmos comida diariamente, e a demanda por produtos esta cada vez maior, se não fossem os "produtos" utilizados talvez nao houvesse alimentos suficientes para a população mundial, mas tambem sei que com esforço o ser humano, ja que criou tal produto, poderia aprender a manusear tais produtos corretamente, e tambem poderia saber cuidar da terra com uma tecnologia menos poluente e é a isso que o blog faz idéia de apresentar ideias de cuidados com o meio ambiente onde nós todos vivemos, os ao favor dos agroquimicos e os ao favor da natureza, mas sempre num bom senso para ambas as partes.

      Excluir
  2. Obrigado pelo conteúdo do seu blog, me ajudou muito com o meu trabalho de Biologia.

    Felipe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas