Aprendendo com a Natureza


Consideremos a Natureza como sendo o conjunto de tudo que existe no Universo e que não tenha sido criado pelo homem.
Assim, os seres brutos, os seres vivos, os seres animais, os seres vegetais, as forças e energias, os fenômenos naturais, bem como as leis naturais que regem todo o Universo, constituem a Natureza.
O homem é o ser racional da Natureza dotado de faculdades que lhe permitem o crescente desenvolvimento intelectual e moral.
A Vida é um dom da Natureza.
A Natureza é generosa em proporcionar recursos providenciais para a vida: a terra produz os mais variados alimentos, medicamentos e outros bens; as mudanças climáticas atendem às diversidades de situações ambientais; o ar que respiramos é imprescindível para as funções orgânicas...
Contudo, a Natureza é pródiga em lições de vida.
Vejamos
Através de suas sábias e imutáveis leis ela exerce sobre nós um rigoroso controle dos nossos atos e atitudes. E é implacável quanto ao descumprimento das mesmas.
Assim é que, proporcionando ao homem os atrativos e prazeres dos bens materiais, a Natureza o instiga a viver e a usufruir desses bens para a conservação da vida, para o trabalho, para procriar, para promover o progresso e, principalmente, para desenvolver a sua razão e preservá-lo dos excessos.

Comentários

  1. UM ABRAÇO AMIGO, VER SEU BLOG É MUITO GRATIFICANTE, COM ÓTIMAS MATÉRIAS E SUPER DICAS..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas