Perigos do Chumbo


O chumbo é um metal pesado, cuja excreção é difícil para o organismo. E apresenta efeito cumulativo, ou seja, vai se acumulando em vários órgãos e tecidos do corpo humano. È tido também como um tóxico do sangue, pois ele interage quimicamente com as membranas celulares dos glóbulos vermelhos, impedindo-os lentamente de transportarem oxigênio, o que pode levar à leucemia e à anemia falciforme. Se a pessoa contaminada estiver grávida, o feto pode ter uma série de complicações, como a encefalopatia (mau desenvolvimento do cérebro).
Identificar Riscos: O chumbo no Trabalho
As exclusivas propriedades do chumbo garantem a sua utilização nos processos de fabricação e construção durante séculos, e a sua presença é, todavia manifestada hoje em dia.
Efeitos sobre a Saúde
Apesar da maioria do chumbo circular através do sangue e ser eliminado de forma natural, sempre fica algum resíduo depositado e armazenado nos organismos. Se os níveis acumulados forem elevados, podem aparecer sintomas como dores de cabeça, anemia e outros.
• O chumbo inorgânico, do tipo metal sólido, é absorvido mediante a inalação de poeiras, fumos, vapor, ou por ingestão.
•O chumbo orgânico, como os aditivos do petróleo ou das pinturas, também pode ser absorvido através da pele.
A exposição continuada pode chegar a produzir danos nos rins, cérebro ou sistema nervoso, como é o caso das incapacidades por 'paralisia da mão'. O envenenamento por chumbo orgânico também está associado a problemas psiquiátricos como a insônia e outros.
Responsabilidades do empresário
Os requisitos para realizar uma avaliação dos riscos incluem: ensaios de exposição significativa, identificação, controle periódico, exames médicos e revisões dos controles, métodos, ventilação e produção segura. Apesar de a Proteção Respiratória ser recomendada só depois de ter posto em prática outras medidas de controle, no entanto, há presença de chumbo em tantas áreas diferentes, incluindo fundição, cerâmicas, certas pinturas, recuperação de esmalte, que é recomendada a utilização de um protetor respiratório apropriado sempre que se aproximar de produtos com alta concentração deste elemento.
SINAIS DE INTOXICAÇÃO POR CHUMBO
Há muitos sinais que indicam problema com chumbo, mas os sinais podem ser de outras doenças, atenção! É possível estar intoxicado por chumbo sem notar nenhum sintoma. Por isso, se você trabalha com chumbo deve ver o seu médico regularmente, mesmo sem sentir nenhum dos sintomas abaixo:
Sintomas imediatos de intoxicação por chumbo
- Fadiga - Dor de cabeça
- Incomodo de estômago - Insônia
- Irritação ou nervosismo - Sabor metálico
- Falta de apetite - Problema reprodutivo
Sinais e Sintomas mais tardios
- Dores de estômago - Problemas de memória
- Prisão de ventre - Dores de músculos e juntas
- Náusea - Pulsos e tornozelos fracos
Siga todas as normas de trabalho indicadas pela SIPA e/ou seu sindicato, faça isso de forma correta, utilize sempre mascara e consulte o seu médico regularmente!
Nota nossa
O chumbo é útil a indústria, mas também é um veneno poderoso, por isso muito cuidado ao trabalhar com produtos a base ou compostos por chumbo, e nunca descarte este elemento diretamente na natureza, chame sempre uma recicladora para o reaproveitamento dos compostos por chumbo, pois este elemento possui característica cumulativa, sendo assim, seu excesso ira contaminar o meio ambiente e indivíduos, causando efeitos desastrosos .
COMO O CHUMBO AFETA O CORPO?
Trabalhadores estão expostos ao chumbo quando respiram pó ou fumaça de chumbo durante atividades de trabalho, ao comer, ao beber ou ao fumar em áreas de trabalho, ou em manusear objetos contaminados inalando pó de chumbo por acidente.
O trabalhador acumula chumbo em seu corpo e é envenenado lentamente.
A princípio os sinais são pouco visíveis. Mas em pouco tempo o chumbo pode prejudicar o cérebro, o sangue, os nervos, os rins e órgãos reprodutivos. Este prejuízo pode causar graves incapacidades: perda de memória, extrema fadiga, problemas emocionais, e até falha dos rins, coma e morte. Crianças e jovens são especialmente afetados por chumbo. O Pó de chumbo pode acumular-se na roupa de trabalho durante o dia, e quando essa mesma roupa é utilizada em casa, o chumbo pode contaminar os carros, as casas, e os parentes e amigos.
 Crianças podem ser envenenadas com pó contaminado de chumbo trazidos pelos seus familiares ou amigos que trabalham em contato com este elemento.
Sendo assim muita ateção pois: Cada individuo responde de maneira diferente ao contato com chumbo. por isso, sempre consulte seu médico; e, exija da empresa onde trabalha responsabilidade no trato com chumbo!

Comentários

Postagens mais visitadas