Água Verde & Água Azul


Água verde
É a umidade do solo usada pelas plantas e devolvida à atmosfera pela evaporação (evapotranspiração), ou seja, é o suplemento de água para toda a vegetação não irrigada, cuja disponibilidade depende em grande parte do manejo da água no solo. Pode ser produtiva, quando contribui para a produção vegetal (se é transpirada através de grãos, árvores ou vegetação natural), ou não-produtiva (quando é evaporada diretamente do solo ou de uma superfície de água aberta). Normalmente pouco se considera o fluxo de água verde na agricultura.
Água azul
É aquela utilizada das aguadas, dos rios e do subsolo. Representa a água que pode ser utilizada para irrigação. Em áreas sem suficiente água verde no solo para permitir o cultivo de uma determinada cultura, as plantas têm que ser irrigadas pela água azul.
A distinção entre água verde e água azul ajuda a entender a relação entre precipitação, solo, produtividade do solo e disponibilidade da água para uso humano.
A captação e o manejo de água de chuva têm influência sobre a água verde e a água azul pois:
a)aumentam a fração de água verde produtiva por meio do manejo do solo ou o cuidado com a terra e diminuem a quantidade de água verde improdutiva.
b)captam a água azul que é disponibilizada para as plantas como irrigação de salvação e para os animais por meio de tecnologias diretas de captação de água.
Assim, a captação e o manejo de água de chuva combinam diferentes técnicas de manejo de água verde e de água azul de forma a:
1-melhorar a eficiência do uso da água verde: convertendo perdas não-produtivas de água verde em fluxo produtivo de água verde por meio de cobertura seca, uso de esterco, plantio direto, aumento de infiltração de água de chuva por meio do plantio em curva de nível, captação de água de chuva in situ, etc, atividades que levam em conta o manejo adequado do solo.
2-captar água azul disponível na estação chuvosa para superar períodos secos numa irrigação de salvação e protetora por meio de água de chuva captada localmente e armazenada em tanques pequenos, cujo manejo é de responsabilidade dos próprios lavradores. Em comparação com a irrigação tradicional, que normalmente usa um fluxo estável durante o tempo, a irrigação complementar ou de salvação usa somente o necessário da água armazenada para vencer épocas sem chuva, o que significa uma economia enorme de água. 

Comentários

  1. podias fazer tambem da agua vitual e cinzenta por favir faz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas