PROJETO BALEIA JUBARTE


Tem o objetivo de pesquisar e proteger as baleias jubarte que migram e concentram-se na região dos Abrolhos com o propósito de reprodução e cria de seus filhotes. 
Origem e objetivos
Até o início de 1996, o Projeto Baleia Jubarte estava subordinado ao Centro Abrolhos, que dá apoio às atividades de conservação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Objetivando sua independência, no sentido de possibilitar uma maior captação de recursos para o desenvolvimento e ampliação de suas atividades, a equipe responsável pelo Projeto Baleia Jubarte decidiu criar, em abril de 1996, o Instituto Baleia Jubarte, uma organização não governamental sem fins lucrativos. Além de dar prosseguimento ao Projeto Baleia Jubarte, o Instituto Baleia Jubarte objetiva desenvolver projetos que visem a melhoria da qualidade de vida das comunidades litorâneas da região através da educação ambiental.
Atuação do projeto
Na região do Arquipélago dos Abrolhos, sul da Bahia, entre os meses de julho e novembro, as baleias jubarte chegam e concentram-se com o propósito de reprodução e cria de seus filhotes. São observadas, normalmente, em pares de fêmeas com filhotes, acompanhados de machos adultos ("escorts").
Para estudar, pesquisar e proteger estas baleias, foi criado em 1988, por iniciativa do IBAMA, o Projeto Baleia Jubarte.
Seus objetivos
Proteger, preservar e estudar o comportamento esta espécie, avaliar a dinâmica e o tamanho da população de baleias que frequenta o Banco de Abrolhos, identificar cada animal através de marcas e de seu padrão natural de pigmentação da nadadeira caudal (foto-identificação), monitorar e fiscalizar o turismo (formas e períodos de observação) para que as baleias possam ter tranquilidade nas suas ações (cria e reprodução), evitando molestamentos que as fariam abandonar a região, iniciar estudos de vocalização e análise de DNA das baleias e realizar atividades de educação ambiental e registros de encalhes na área.  

Comentários

  1. Sou de Nova Viçosa, o ponto no continente mais próximo de Abrolhos. É lindo, contudo há motivo para preocupação. Navios cargueiros começam a circular pela área e acontecer o aconteceu no México esse ano, derramamento de petróleo e outros produtos químicos, podem afetar todo o arquipélago. Meus parabéns pelo blog. Fantástico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas