Os Pombos e os Perigos à Saúde Pública


O perigo dos Pombos para a Saúde Pública
Longe de serem considerados uma praga pública, os pombos são símbolos da paz, amor, religião. No entanto, quando em grande número num determinado local,essas aves podem causar danos à saúde e ao ambiente. As principais doenças transmitidas pelos pombos são: criptococose, histoplamose, alergia, toxoplasmose, ornitose, samonelose, psitacose, coccidiose, candidíase, encefalite, pseudotuberculose, tuberculose avícola e mais 26 doenças registradas. As doenças acometem principalmente as pessoas que estão com o seu sistema de defesa enfraquecido, pelo uso crônico de medicamentos como os corticóides, usados no tratamento de alergia, bronquites, transplantes e nefrites. Além de prejudicar a nossa saúde, os pombos também causam danos materiais, pois suas fezes ácidas corroem metal, descolorem pedras, apodrecem madeira, danificam superfícies e suas penas entopem calhas e ralos. A facilidade de alimentação faz com que os pombos reproduzam com maior facilidade, aumentando rapidamente o número de aves nos centros urbanos que oferecem esta condição.Para acabar com esses problemas, há necessidade de que a população tome certas medidas de prevenção, levando em consideração que de acordo com nossa legislação é crime matar, apreender ou maltratar os pombos.
Segundo a Lei 9605 de 12/02/98 (artigo 29º - parágrafo 30º), do IBAMA, os pombos são considerados domésticos ou já domésticos, levando assim qualquer ação de controle que provoque a morte, danos físicos, maus tratos e apreensão, passível de pena reclusiva inafiançável de até 5 anos.
Portanto, as medidas mais adequadas a serem tomadas são:
- Quando for realizar a limpeza das fezes, deve-se molhar o local com água e cloro, deixando no mínimo uma hora. É necessária a utilização de botas, luvas, máscara, camisa de manga cumprida e calça.
- Não alimente os pombos, não deixe resto de rações de seus animais em locais que os pombos tenham acesso.
- Tampe os acessos a forros, varandas, dentre outros, com tapumes, telas ou redes, para que os pombos não encontrem abrigo.
- Retire os ninhos das aves.
- Mantenha sempre o lixo tapado.
O controle de pombos na área urbana só será possível através da adoção dessas medidas por parte de toda população.
Distante da boa vida que levam os românticos e atléticos pombos-correio, com cuidados especiais e remédios, os primos pobres destes, chamados pombos comuns, residem em telhados, aparelhos de ar condicionado e terrenos baldios das cidades. São considerados por muitos como pragas urbanas. Não para menos, os pequenos animais plumados abrigam mais de 50 tipos de parasitas, entre pulgas, piolhos, mosquitos e carrapatos, transmitindo ao homem diversas doenças infecciosas.
Um dos motivos da proliferação da espécie nas metrópoles
"A Pomba conseguiu se adaptar ao ambiente urbano, uma vez que encontra grande quantidade de comida e locais ideais para sua habitação. A base da sua dieta é de grãos e sementes, porém, os restos de comida encontrados no lixo e nas ruas das metrópoles passaram a fazer parte dela".
Chamados pelos italianos de "ratos voadores", esses bípedes oportunistas costumam viver a uma distância de 200 metros dos locais onde há fartura de alimento. Durante o dia, chegam a consumir o equivalente ao próprio peso. Possuem o intestino reduzido e as fezes altamente ácidas, destruindo fachadas, esculturas e manchando latarias de carros.
Conheça algumas doenças transmitidas pela Columbia Lívia – POMBA
Criptococose (Fungo Cryptococus neoformans)
Sintomas: Geralmente se apresenta como meningite sub-aguda ou crônica.
Transmissão: através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos.
Histoplasmose (Fungo Histoplasma capsulatum)
Sintomas: Pode apresentar doença pulmonar ou não dar sintomas.
Transmissão: doença oportunista, o indivíduo pode ou não desenvolver, dependendo de seu estado de saúde.
Ornitose (Bactéria Chlamydia psittaci)
Sintomas: Pode não apresentar sintomas ou causar doença pulmonar, vómito e diarréia.
Transmissão: o indivíduo pode ou não desenvolver a doença, dependendo de seu estado de saúde.
Salmonelose (Bactéria Salmonella spp)
 Sintomas: Toxinfecção alimentar com sintomas como vómitos, diarréia, febre e dores abdominais.
Transmissão: Ingestão de carne e ovos contaminados com fezes animais ou humanas ou alimentos mal lavados.
Dermatites (Ácaro Ornithonyssus spp)
Sintomas: Pontos avermelhados e coceira na pele, semelhante às picadas de insetos.
Transmissão: Através do contato da pele com o ácaro (piolho de pombo).
Alergias
Sintomas: Pode ocorrer rinites e crises de bronquite em pessoas sensíveis.
Transmissão: com a presença de ninhos e fezes de pombos no ambiente. Ao inalar o ar de ambientes com fezes e ninhos de pombos.
"As pombas não cumprem função nenhuma na prevenção de doenças nem eliminam parasitas nas cidades, mas como algumas pessoas gostam dessas aves e alimentam, o ambiente torna atrativo para sua reprodução".
Embora nocivos para a cidade, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) protege esses animais. Segundo a lei 9.605 de 12/2/08, qualquer ação de controle que provoque a morte, danos físicos, maus-tratos e apreensão é passível de pena de reclusão de até cinco anos (artigo 29, parágrafo 3º). 

Comentários

  1. Olá, Amigos!

    A nossa companhia de teatro deseja que vocês, suas família e seus amigos tenham

    UM FELIZ NATAL E UM FELIZ ANO NOVO!

    E que DEUS possa ainda mais nos honrar com as belezas de seus trabalhos para sempre!

    Estaremos sempre juntos e unidos pela causa de nosso MEIO AMBIENTE!

    Clemente.

    Cia. De Teatro Atemporal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas