O que é Biologia?


Todo livro ou curso de biologia que se preza se inicia com uma discussão sobre o que é biologia. A resposta é sempre a mesma: biologia é o estudo da vida. E segue a explicação sobre a origem grega do termo:
 bio = vida
logos = estudo
E passamos então alguns bimestres ou semestres de nossas vidas estudando a própria vida.

E que vida é essa que estudamos? Ou melhor: o que é a vida?
Essa pergunta nenhum livro ou professor se arrisca a responder. O que se pode dizer é que nos limites desta ciência chamada biologia, a vida é estudada a partir dos seres vivos. Isto é, entendendo sua origem e evolução, analisando suas relações com o meio ambiente e com os outros seres vivos, classificando-os e agrupando-os conforme suas características.
E como estamos falando da ciência biologia, todas essas coisas são feitas por meio de métodos científicos, relacionando causas e efeitos. Isso é importante dizer porque muito antes de existir essa ciência chamada biologia, os seres humanos já estudavam a vida, cada um ao seu modo. Os egípcios deram grande contribuição à medicina ao utilizar a técnica de embalsamamento de seus mortos durante séculos, o que significou acumular conhecimento sobre o corpo humano. Além de construírem pirâmides, os egípcios chegaram a fazer cirurgia craniana. O grego Hipócrates (c. 460-377 a.C.), milênios atrás, já defendia que as doenças eram causadas por causas naturais, o que poderia soar muito estranho num tempo em se creditava a deuses e demônios todas as enfermidades. Mas todo esse conhecimento dos antigos era adquirido de forma empírica e não utilizando métodos científicos.
E o que nós estamos fazendo ao estudar biologia? Estudando o estudo da vida?
VISÃO GERAL
A Biologia é a ciência que estuda a vida de todos seres vivos (bio= vida; logos= estudo) e as formas pelas quais eles reagem à vida. Preocupa-se com sua origem e evolução. É importante ressaltar que entender os princípios biológicos ajuda-nos a lidar, de forma inteligente, com temas do cotidiano como saúde, nutrição e higiene, bem como o conhecimento da diversidade de formas existentes, permitindo-nos o respeito e sua preservação.

ÁREAS DE ESTUDO DA BIOLOGIA
Cada área tem pro objetivo o estudo de determinados aspectos dos seres vivos. No entanto, todas as áreas relacionam-se entre si. As principais áreas de estudo da Biologia são:
Citologia – estudo da célula
Histologia – estudo dos tecidos
Embriologia – desenvolvimento do embrião
Taxonomia e Sistemática – parentescos entre os seres vivos e sua classificação em grupos
Anatomia – estudo da estrutura e forma de células, tecidos, órgãos ou sistemas
Fisiologia - estudo do funcionamento de células, tecidos, órgãos ou sistemas
Genética – estuda os mecanismos de transmissão do material hereditário dos seres vivos
Evolução – estudos das modificações sofridas pelos seres vivos e a origem de novas espécies
Ecologia – estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas