Lixo Orgânico & Lixo Inorgânico
Resíduo orgânico
Na concepção técnica o lixo, deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos,folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeiras, etc.
Mesmo na atualidade esse tipo de lixo é considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgânico muitas vezes pode tornar-se altamente inatrativo, mal-cheiroso, em geral devido à decomposição destes produtos. Mas, caso não haja um mínimo de cuidado com o armazenamento desses resíduos cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de microorganismos que muitas vezes podem ser agentes que podem causar doenças. Lixo orgânico pode ser decomposto.
O principal componente do lixo orgânico é o lixo humano, composto pelos resíduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. O lixo humano pode ser altamente perigoso, uma vez que pode abrigar e transmitir com facilidade uma grande variedade de vermes, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. Uma realização primária da civilização humana tem sido a redução da transmissão de doenças através do lixo humano, graças à higiene e o saneamento básico. O lixo orgânico pode ser seletivizado e usado como adubo (a partir da compostagem) ou utilizado para a produção de certos combustíveis como biogás, que é rico em metano (a partir da biogasificação).
Resíduo inorgânico
Resíduos inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidros etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.
Muito do lixo inorgânico possui um grande problema: quando jogado diretamente no meio ambiente, sem tratamento prévio, demora muito tempo para ser decomposto. O plástico por exemplo, é constituído por uma complexa estrutura de moléculas fortemente ligadas entre si, o que torna difícil a sua degradação e posterior digestão por agentes decompositores (primariamente bactérias). Para solucionar este problema, diversos produtos inorgânicos são biodegradáveis.
Lixo orgânico
Na concepção técnica o lixo deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.
Mesmo na atualidade esse tipo de lixo é considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgânico muitas vezes pode tornar-se altamente inatrativo, mal-cheiroso, em geral devido à decomposição destes produtos. Mas, caso não haja um minímo de cuidado com o armazenamento desses resíduos cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de micro organismos que muitas vezes podem ser agentes que podem causar doenças. Lixo orgânico pode ser decomposto.
O principal componente do lixo orgânico é o lixo humano, composto pelos resíduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. O lixo humano pode ser altamente perigoso, uma vez que pode abrigar e transmitir com facilidade uma grande variedade de vermes, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. Uma realização primária da civilização humana tem sido a redução da transmissão de doenças através do lixo humano, graças à higiene e o saneamento básico. O lixo orgânico pode ser seletivizado e usado como adubo ou utilizado para a produção de certos combustíveis como metano.
Lixo inorgânico
Lixo inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.
Muito do lixo inorgânico possui um grande problema: quando jogado diretamente no meio ambiente, sem tratamento prévio, demora muito tempo para ser decomposto. Plástico, por exemplo, é formado por imensas moléculas contendo milhares de átomos, o que torna difícil a sua digestão por agentes decompositores (primariamente bactérias). Para solucionar este problema, diversos produtos inogrânicos são biodegradáveis.
Outros produtos como metais não podem ser decompostos, acumulando-se com o tempo, a não ser que sejam reciclados.
Fonte: www.friendsddpk.pbworks.com
Oi Luis,saudades....Andei sumida por estar trabalhando muito...Graças a Deus estou de férias!!!! Mandei mensagem para vc por e-mail de Natal, pois não consegui passar por aqui... trabalhei até 22 e estava muito cansada e sem ânimo...Pensei até de desistir do blog da escola (não estava aguentando tanto serviço), porém consegui postar até os últimos dias e entrar de férias nele) E agora vou me restabelecer para a nova empreeitada no próximo ano.Vejo que vc pegou o "bichinho do Blog" e posta constantemente .
ResponderExcluirMuito legal seus post. Li agora o post sobre lixo orgânico e inorgânico e achei bem didático . Muito bom!
Como faltam dois dias para o novo ano...Desejo a você: 365 dias de Felicidade;
52 semanas de Saúde e Prosperidade;
12 meses de Amor e Carinho;
8760 horas de Paz e Harmonia;
Que neste novo ano você tenha 2012 motivos para sorrir...e que possamos partilhar mais experiências e aprender uns com outros, para darmos a nossa parcela de contribuição de modo a ajudar a conservar este nosso mundo.
Beijos
Paz e Luz !!
Delfina
http://ler-com-prazer.blogspot.com
http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com
adorei!!!!!!
ResponderExcluirAdorei! Me ensinou muito e me ajudou a fazer um trabalho. Eu já sabia o que era, mas só que continha restos de comida(o lixo orgânico)... Valeu!
ResponderExcluirverdade dandara me ajudou nisso tambem
Excluirapredi muito
ResponderExcluiraprendi me descupa
ResponderExcluirPrecisava fazer um trabalho esse resumo me ajudou muito
ResponderExcluirO meio virtual é, maravilhosamente, atrativo e enriquecedor. Através dessa riqueza de assuntos contidos nesse blog é possível pode se perceber a grande contribuição para construção do conhecimento de nossos alunos. Será bastante útil no projeto Educação Ambiental.
ResponderExcluirlegal me ajudou *-*
ResponderExcluirobrigado tirei 10 no trabalho
ResponderExcluirGostei do tema abordado neste site, ajudou-me bastante na área do meio ambiente, e aprendi um pouco mais sobre lixo orgânico e inorgânico......
ResponderExcluirvaleu me ajudou muito
ResponderExcluiroi preciso saber o autor deste texto
ResponderExcluirThanks !!!
ResponderExcluirMeu caçulinha fazendo trabalho 😘😗