Zona Costeira e Maritima


Os espaços litorâneos possuem riquezas significativas de recursos naturais e ambientais.
Com a intensidade que o processo de ocupação desordenado vem ocorrendo, todos os ecossistemas presentes na costa litorânea do Brasil estão sob ameaça.
A zona costeira apresenta situações que necessitam tanto de ações preventivas como corretivas para o seu planejamento e gestão, a fim de atingir padrões de sustentabilidade para estes ecossistemas.
Manguezal
O Brasil apresenta uma das maiores extensões de manguezais do mundo: desde o Cabo Orange no Amapá até o município de Laguna em Santa Catarina.
O manguezal ocupa uma superfície total de mais de 10.000 km², a grande maioria na Costa Norte.
No passado, a extensão dos manguezais brasileiros era muito maior, porém a construção de portos, indústrias, loteamentos e rodovias costeiras fez com que sua destruição fosse acelerada.
Os manguezais não são muito ricos em espécies mas destacam-se pela grande abundância das populações que neles vivem, por isso podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil.
Somente três árvores constituem as florestas de mangue: o mangue vermelho (Rhizophora mangle), o mangue seriba (Avicennia sp.) e o mangue branco (Laguncularia racemosa).
 As árvores são acompanhadas por um pequeno número de outras plantas, tais como a samambaia do mangue, o hibisco e as gramíneas.
 Ricas comunidades de algas crescem sobre as raízes aéreas das árvores na faixa coberta pela maré.
Nos troncos submersos, vários animais filtradores alimentam-se de partículas suspensas na água, a exemplo as ostras.
A maioria dos caranguejos são ativos na maré baixa, enquanto os moluscos alimentam-se durante a maré alta.
Muitos dos peixes que constituem o estoque pesqueiro das águas costeiras dependem das fontes alimentares do manguezal.
Diversas espécies de aves comedoras de peixes e de invertebrados marinhos nidificam nas árvores do manguezal, alimentam-se na maré baixa.
Os manguezais fornecem uma rica alimentação protéica para a população litorânea.
A pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos é para os moradores do litoral, a principal fonte de subsistência.
De grande importância econômica e social, o manguezal foi sempre considerado um ambiente pouco atrativo e menosprezado.
No passado, a presença do mangue estava intimamente associada à febre amarela e à malária.
Embora estas enfermidades já tenham sido controladas, a atitude negativa em relação a este ecossistema perdura em expressões populares onde a palavra mangue, infelizmente, adquiriu o sentido de desordem, sujeira ou local suspeito.
A destruição gratuita, a poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados, são os grandes inimigos do manguezal. 
Fonte: www.sapo.salvador.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas