Hipertensão - Pressão Alta


Pressão alta, ou hipertensão arterial, é aquela de 140/90 mmHg ou superior. Ambos os números são importantes. Uma vez que a pressão alta aparece ela geralmente dura por toda a vida.
A boa notícia é que a pressão alta pode ser tratada e controlada. Hipertensão é chamada de "assassina silenciosa" porque geralmente não tem sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que têm pressão alta até que apresentem problemas no coração, cérebro ou rins.
Quando a pressão alta não for descoberta e tratada ela pode causar:
·         Aumento do coração, o qual pode ocasionar a falha deste.
·         Aneurismas nos vasos sanguíneos, mais comumente na aorta e artérias no cérebro, pernas e intestinos.
·         Estreitamento dos vasos sanguíneos nos rins, o que pode causar a falha destes.
·         "Endurecimento" precoce de artérias pelo corpo, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, infarto, falha nos rins ou amputação de parte da perna.
·         Sangramento ou ruptura de vasos sangüíneos nos olhos, o que causa alterações na visão e pode resultar em cegueira. 
O sangue é levado do coração para todas as partes do corpo em vasos chamados artérias. Pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue pelas artérias. Sua pressão arterial é mais elevada quando o coração bate bombeando o sangue. Isso é chamado pressão sistólica. Quando o coração está descansando entre os batimentos, sua pressão arterial cai. Essa é a pressão diastólica.
Pressão arterial é sempre dada por esses dois números, as pressões sistólica e diastólica. Ambas são importantes. Geralmente elas são escritas uma acima ou antes da outra, como 120/80 mmHg. O primeiro número é a pressão sistólica e o último a diastólica.
A pressão arterial muda durante o dia. Ela é menor quando você dorme e aumenta quando acorda. A pressão também se eleva quando você está ativo fisicamente ou nervoso.
Ainda, na maioria das suas horas caminhando, sua pressão arterial permanece bem parecida com a de quando está sentado ou parado em pé. Esse nível deve ser menor que 120/80. Quando o nível da pressão fica alto, 140/90 ou mais, você tem hipertensão. Com a pressão alta, o coração trabalha mais forte, suas artérias são surradas e as chances de infarto, ataque cardíaco ou problema nos rins são maiores.
O que é uma pressão arterial normal?
Uma pressão arterial abaixo de 120/80 é considerada normal. Em geral, quando mais baixo melhor. Porém, pressão arterial muito baixa pode algumas vezes causar inquietações e deve ser checada por um médico.
Os médicos classificam a pressão arterial abaixo de 140/90 e acima de 120/80, ou como "normal", ou como "pré-hipertensão". Caso sua pressão esteja na faixa da "pré-hipertensão", então é provável que acabe com pressão alta a menos que tome providências para preveni-la.
O que é pressão alta ou hipertensão arterial?
Pressão alta é aquela de 140/90 mmHg ou superior. Ambos os números são importantes. Se um ou ambos os números são consistentemente altos, então você tem pressão alta. Se você está sendo tratado para hipertensão, ainda assim tem pressão alta mesmo que obtenha repetidas medidas de pressão na faixa normal. Há dois níveis de hipertensão.
Nota: quando as pressões sistólica e diastólica caem em diferentes categorias, a categoria maior deve ser usada para classificar o nível de pressão arterial. Por exemplo, 160/80 deveria ser classificada como estágio 2 de pressão alta. Para pessoas com diabetes ou doença crônica nos rins, a pressão de 130/80 ou maior é considerada alta.

Comentários

Postagens mais visitadas