Paredes Verdes


Sobre a beleza de uma parede toda florida, nem precisamos falar. Mas além desta vantagem, as paredes verdes ou jardins verticais, como agora são chamadas, agregam valor ao imóvel, ajudam a purificar o ar e a dar um equilíbrio térmico, mantendo a temperatura interna das casas mais amena neste verão intenso. Outra coisa boa, é que, nas paredes verdes, você não precisa se preocupar com manutenção da pintura. A natureza se encarrega dos tons e nuances para encantar quem passa por ali. Quando as paredes são grandes, altas, ou internas, um sistema de irrigação inteligente é instalado para fazer o fornecimento de água das plantas.
A parede verde, muitas vezes confundido com um jardim vertical, ou é um monobloco ou parte de um edifício com algum tipo de vegetação, buscando compensar a falta de espaço no terreno. Estas paredes verdes não só adicionam uma graça definitiva para fachada de um edifício, elas também ajudam a filtragem do ar em edifícios. Uma vez que as paredes não necessitam de vida do solo para o seu sustento, o único pré-requisito é a água em abundância. Através de um sistema de hidroponia que dependem,as paredes verde podem sustentar quase todos os tipos de crescimentos vegetais.
Nos últimos anos, o muro jardim ou muro verde entrou muito em voga com a disseminação da cultura da sustentabilidade. A questão é que são necessários vários cuidados para fazer um verdadeiro jardim que você possa utilizar na frente da sua casa. Por isso, algumas pessoas pararam para pensar: como é possível criar um muro verde? O que seria necessário para poder criar muros vegetais sobre construções de uma forma mais simples?Segundo a arquitetae  paisagista Anarlene Ribeiro, proprietária do Shopping Garden, hoje os muros verdes estão plenamente na moda, podendo ser complementados com vasinhos com flores, como mini-rosas, gérberas, mini-ixoras, o que dará um charme bem moderno à parede. “Além disso, pode-se também utilizar a trepadeira como forma de emoldurar a fachada da casa, conferindo um ar campestre e bem primaveril”, explica ela. É importante destacar que os muros verdes trazem muitos benefícios ao meio ambiente e também ao imóvel. Isso porque as plantas protegem a fachada contra radiação solar e têm capacidade de filtrar grande quantidade de ar. Agregam ainda valor ao imóvel, pois os muros revestidos são utilizados como um elemento arquitetônico, que dará vida à fachada. E tem mais: com função estética, a parede verde tem a vantagem de integrar sua casa à natureza ou trazê-la próxima à sua casa. “O efeito é fantástico”, completa a paisagista.É bem comum, por exemplo, encontrar muros revestidos com a 'unha de gato', uma trepadeira coringa para o revestimento por não ser exigente quanto ao solo e por adaptar-se perfeitamente em qualquer tipo de terreno, desde que seja plantada em locais que receba sol pleno algumas horas do dia.
Anarlene destaca ainda que, por ser uma planta rústica, suas garrinhas 'pegam' muito bem em muros chapiscados. “A manutenção é simples e sua implantação não requer muito investimento. É uma verdadeira aliada para cobrir fachadas e áreas externas de residências, comércios, entre outras”, ressalta.
Implatação
A arquiteta alerta para os cuidados que devem ser tomados antes de implantar um muro verde. “Devemos ter o cuidado de checar se não existem trincas e infiltrações, pois a cobertura verde tem como uma das funções a estética”.
Para Anarlene Ribeiro, esse tipo de serviço deve ser feito, preferencialmente, por um profissional. “O ideal é incorporar a projeção das paredes verdes no início do projeto arquitetônico, durante o qual podem ser feitas as previsões necessárias e adaptações ao desenho. Com isso, é possível prever irrigação e/ou desenhos que se façam importantes tanto como textura e/ou como composição de cores. O Shopping Garden, por exemplo, tem feito paredes verdes em ambientes internos com telados e com paredes forradas com fibra de coco. 
Ecotelhados
São diversas as vantagens de um teto verde, ainda que não se possa subir nele para tomar sol ou jogar bola. Com o teto-jardim, você consegue melhorar a inércia térmica da sua construção ou seja, ela não esquenta nem esfria demais. Além de melhorar a acústica, ajuda na drenagem, contribui para a melhoria da qualidade urbana como um todo e quem vê sua construção de cima agradece.O ecotelhado com é também chamado telhado verde e deve ser executado por uma empresa especializada, devido à exigência de estudos da cobertura, cálculo de carga, drenos com inclinação adequados, de forma que no período chuvoso não venha a causar erosão, acarretando também infiltrações.  “Não existe ainda casas com esse conceito de ecotelhado em nossa cidade. Mas há alguns vãos em lajes ou lajes de pequenas coberturas onde são executadas coberturas verdes”, conclui a arquiteta.
PAREDE VERDE ou JARDIM VERTICAL
  • Oxigena e umidifica o ar
  • Retém poluentes
  • Diminui a poluição sonora
  • Bem estar. Proporciona mais natureza, vida e cores em ambientes internos e externos
  • Irrigação automatizada
  • Feita com placas e vasos de fibra de coco reciclado

Comentários

  1. Muito legal teu blog. Parabéns!
    Abraço e bom final de semana.
    Omar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog.
    O meio ambiente precisa de um exército verde para defendê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Você sabe me dizer qual a transmitância térmica e o alfa da parede verde?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas