Ecoturismo


Conceitos Turismo Sustentável e Ecoturismo

Ecoturismo, segundo as Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo:
Nota: o conceito abaixo é 'histórico' mas está desatualizado e em desacordo com os critérios do Instituto EcoBrasil. O 'ecoturismo' não é um segmento, mas um conjunto de princípios.
 "Segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações".
O Conceito de Ecoturismo
 Tem-se ocupado da atividade descrita como "Ecoturismo" há muito tempo, porém sua importância como forte alternativa econômica é relativamente recente. Embora muito se discute sobre sua real definição e correta terminologia, o que diferencia Ecoturismo do turismo convencional ("clássico" ou de massa) é que seja considerado como um tipo de atividade responsável, que cumpre critérios e princípios básicos de desenvolvimento sustentável.
 Alguns termos comumente associados com Ecoturismo:
- Turismo Alternativo
- Turismo Ambiental
- Turismo Antropológico
- Turismo Científico
- Turismo Cultural
- Turismo de Aventura
- Turismo de Baixo Impacto
- Turismo de Natureza
- Turismo de Selva
- Turismo Ecológico
- Turismo Étnico
- Turismo Responsável
- Turismo Rural
- Turismo Sustentável
- Turismo Verde
Turismo Sustentável e Desenvolvimento Sustentável

Turismo Sustentável é aquele que busca minimizar os impactos ambientais e sócio-culturais, ao mesmo tempo que promove benefícios econômicos para as comunidades locais e destinos (regiões e países).Ecoturismo é Turismo Sustentável em áreas naturais, beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas, promove o aprendizado, respeito e consciência sobre aspectos ambientais e culturais. 
Em 1983, a Assembléia das Nações Unidas encomendou um relatório à comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela Primeira Ministra da Noruega, Sra. Brundtland. Sua equipe era composta de 22 autoridades internacionais - ministros de estado, cientistas e diplomatas.
O relatório desta comissão, publicado em abril de 1987 - "Nosso Futuro Comum", vem difundindo o conceito de desenvolvimento sustentável, que passou ao uso na linguagem internacional, servindo como eixo central de pesquisas realizadas por organismos multilaterais e mesmo por grandes empresas.
O conceito desenvolvimento sustentável, no informe em questão, tem três vertentes principais:- crescimento econômico
- equidade social
- equilíbrio ecológico
 induzindo um "espírito de responsabilidade comum" como processo de mudança no qual a exploração de recursos materiais, os investimentos financeiros e as rotas de desenvolvimento tecnológico deverão adquirir sentido harmonioso.
 O relatório de Brundtland traz a seguinte definição:
 "o desenvolvimento sustentável é aquele que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades". 
Esta definição está centrada na sustentabilidade do desenvolvimento econômico e é criticada por vários autores, que insistem que não se pode pensar nas gerações futuras quando parte da geração atual não atende às suas necessidades básicas.
A sustentabilidade do turismo está entrando na agenda da OMT e dos gestores de destinos e assuntos ligados a sustentabilidade estão començando a ter ressonância na percepção do público. O conceito do Destination Scorecard do National Geographic Traveler (2004), que usa 6 indicadores de sustentabilidade para fazer um ranking de 115 destinos conhecidos, teve grande repercussão tanto entre os responsáveis pelos destinos e quanto entre os turistas.
A discussão de sustentabilidade do turismo inclui reconhecer a importância de planejamento a longo prazo e de utilizar indicadores de desempenho que monitoram a valorização econômica, ambiental e sócio-ambiental. 
Também se necessita investir em práticas e tecnologias que permitam minimizar impactos.
Os conceitos de ecoturismo e a atenção dada ao segmento foram fundamentais para chamar atenção para a importância de sustentabilidade do crescimento do turismo e responsabilidade na operação de todo tipo de turismo. Turismo sustentável, porém não é um produto, é um conceito interno. O seu poder de marketing só tem valor quando considerado como ingrediente essencial de produtos de turismo de qualidade, que pode ser ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural e até turismo de sol e mar. 

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