Dia da Árvore e Ano Internacional das Florestas

Como surgiu o Dia da Árvore?
A primeira data oficial foi o dia 22 de abril, escolhida pelo governo do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Esse dia era o aniversário de J. Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população.
O Brasil contrariou o padrão internacional, quando o presidente Castelo Branco definiu, em 1965, que a "Festa Anual da Árvore" seria no dia 24 de fevereiro. Essa data foi escolhida porque era o início da época das chuvas na região Norte.
Logo no início da primavera, em 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida porque os povos indígenas costumavam homenagear as árvores na época das chuvas ou quando preparavam a terra para plantar. Hoje em dia, no Norte e Nordeste, a comemoração acontece na última semana de março e também no dia 21 de setembro, como no restante do país. O Dia da Árvore em 21 de setembro foi escolhido porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro.
Garantir a riqueza do meio ambiente e incentivar o reflorestamento é importante porque ter a natureza por perto traz muitos benefícios para todos nós. Fazer a sombra para podermos descansar em um dia de muito calor e ser a moradia e fonte de alimento para muitos animais são algumas das funções das árvores.
Fazer a sombra para podermos descansar em um dia de muito calor e ser a moradia e fonte de alimento para muitos animais são algumas das funções das árvores. E é nossa responsabilidade protegê-las!
Confira algumas curiosidades sobre as árvores
•Mais do que tornar o ambiente mais bonito, as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a absorver o gás carbônico da queima de combustíveis, nos fornecendo mais oxigênio;
•Árvore símbolo do Brasil, o pau-brasil (Caesalpinia Equinata) corre risco de extinção. Durante o período da colonização, ele era a base da economia do país e exportado para a Europa, onde retiravam dele uma tinta vermelha para tingir roupas;
•Entre as árvores em extinção, estão a Araucária (Araucaria Augustifolia), que é encontrada em Santa Catarina, o Jacarandá da Bahia (Dalbergia Nigra) e o Mogno (Swietenia Macrophylla);
•Para evitar o desaparecimento de espécies como Canela Preta (Ocotea Catharinensis), Canela- sassáfraz (Ocotea Pretiosa), Imbuia (Ocotea Poprosa), Pinheiro Brasileiro (Araucaria Augustifolia) e Sangue-de-dragão (Helois Cayannensis), o corte delas está proibido no Rio Grande do Sul;
•A Mata Atlântica cobria um milhão de km2 do litoral brasileiro e hoje tem apenas 4% do seu tamanho original;
•A destruição das grandes áreas verdes localizadas em áreas tropicais acontece na América do Sul, Ásia e América Central. Atualmente, essas Florestas tropicais já perderam 80% de sua cobertura original;
•A Floresta Amazônica brasileira equivale a 40% das reservas de Florestas tropicais úmidas que ainda existem no mundo.
2011 é o Ano Internacional das Florestas
As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas.
Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.
Para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.
A idéia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles:
– a perda da biodiversidade;
– o agravamento das mudanças climáticas;
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
– o estímulo a assentamentos clandestinos e
– a ameaça à própria vida humana.
Conservação das florestas
A exploração descontrolada tem contribuído para a extinção das espécies, acaba com as florestas e ainda prejudica os animais que vivem no local. A boa notícia é que todos podem colaborar para diminuir a destruição das árvores e tornar o mundo um lugar cada vez melhor para se viver.
Com atitudes simples como não desperdiçar papel e fazer reciclagem, não comprar madeiras que estejam em risco de extinção e não deixar que nenhuma árvore seja derrubada sem a autorização da prefeitura, você ajuda a preservar a natureza. Que tal plantar uma árvore? Faça a sua parte e dê um exemplo de cidadania! 

             www.criancafazarte.com.br
             www.planetasustentavel.abril.com.br

Comentários

  1. Olá, passei por aqui para agradecer seu comentário e ver as novidades.Muito boa essa matéria sobre o Dia da árvore...é uma pena que muitas pessoas não tenham consciência da importância das árvores, além de toda a sua beleza. Aqui mesmo, aonde moro,é muito difícil uma árvore sobreviver na rua...há dois anos atrás a Prefeitura reflorestou a minha rua e plantou várias árvores nas calçadas para substituir as que com os anos morreram.Se contar, apenas umas duas sobreviveram, os "Vândalos" arrancaram as grades que as protegiam, as crianças e muitos adultos quebraram, colocaram fogo, enfim...muito triste. Tenho três árvores lindas e bem altas na frente de minha casa(calçada), uma que dá uma flor abóbora linda, plantadas por mim e meus pais a muitos anos atrás (22 anos ), mais para elas sobreviverem foi uma verdadeira luta, por várias vezes quebraram o tronco, íamos e amarrávamos e elas vingavam de novo, briguei várias vezes com pessoas que passavam e arrancavam pedaços ...o ano retrasado, colocaram fogo na base de uma delas junto com lixo durante a noite, acordei e vi pela janela, sai correndo com meu marido com uma mangueira, de pijama, para apagar o fogo e salvar minhas árvores. Porém, quando chega o Verão, o sol de rachar, os mesmos que destroem, vem se abrigar , colocando seus carros , ou sentando a sua sombra...O ser humano é muito difícil, como já disse uma vez, é trabalho de formiguinha, para conscientizar as pessoas .Parabéns pela sua matéria...vamos fazendo nossa parte. Abraços! Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  2. Achei super legal a sua iniciativa.Sinto muito que onde moro(numa cidade do interior de MG) não tem nem mesmo seleção do lixo que é acumulado.Procuro fazer a minha parte mas as vezes acho que é como uma gota no oceano.Se não se importar gostaria de reproduzir seu texto no meu blog que aliás voc~e está seguindo,e eu também estou seguindo o seu.Fica na paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas