Conhecer o sistema climático ajudará a mudar o padrão de consumo


O que conhecemos do sistema climático da Terra?
O ser humano até o presente momento construiu uma visão desfocada, muito generalizada sobre os fenômenos do sistema climático. Podemos dizer que há uma ignorância social sobre o sistema climático do planeta, mas devido à premência de criar soluções para amenizar o aquecimento global, as inundações, tornados e outros fenômenos, é necessário que nós humanos procuremos saber, estudar sobre os efeitos do que vem fazendo do planeta Terra, no qual vive
Mudanças climáticas, tema atual de máxima importância, que vem sendo discutido nas convenções climáticas nos últimos anos e gerando cada vez mais impactos socioeconômicos muito importantes.
Nessa primeira década do século 21 chegamos a um ponto crítico e essencial, pois ao longo da história do planeta, mesmo com grandes mudanças geológicas, em períodos curtos de tempo, o planeta se reequilibrava e voltava à estabilidade. Com a Revolução industrial, nos últimos 200 anos somos hoje quase 10 bilhões de pessoas consumindo os recursos naturais e gerando resíduos de vários tipos para o ambiente.
Daqui pra frente esses recursos precisam ser usados adequadamente, pois seu uso descoordenado e excessivo da capacidade do planeta poderá levar nossa espécie à extinção. A humanidade precisa decidir já mudanças nos hábitos de consumo.
O cenário até o final do século 21

O cenário não é animador, físicos, geólogos, climatologistas, políticos e diversos segmentos sociais, reúnem-se, periodicamente, em diferentes países, geram relatórios, como o IPCC, por exemplo, mas até agora não chegaram a um acordo, tal é a complexidade do problema, que para iniciar qualquer passo no sentido da solução afeta fortemente a economia.
A humanidade está diante de um impasse, pois criou problemas tão intrincados e precisa agora, urgentemente, criar meios de solucioná-los.

O que vai acontecer com o sistema climático terrestre?

Grande parte da solução está na alteração no padrão de consumo da humanidade, que precisa desenvolver maior equidade na distribuição de recursos e alimentos, mudar a atitude do desperdício para uma atitude de consumo responsável, refletir sobre a inter-relação de suas ações com ambiente em que vive e do qual depende.
A integração de ações de comunidades de todos os cantos do planeta é que poderão pressionar as mudanças que levam a diminuir os efeitos do aquecimento global e todas as suas consequências, jamais vistas antes na história, de bilhões de anos, do planeta Terra.

Comentários

  1. Olá, vi que vc visitou o nosso blog e se tronou seguidor(a). Vim retribuir sua visita e conhecer seu blog. Achei muito bom, com temas muito atuais e importantes...principalmente para nossos alunos e professores. Sempre que puder voltarei para conferir as novidades. Aqui na escola, procuramos sempre dar ênfase aos trabalhos ligados ao meio ambient, de modo a despertar em nossos alunos a consciência ecológica. Fazemos coleta dos papéis , papelões, enfim todo tipo de papel que seria descartado e vendemos nos ferros-velhos para serem recicldos.Nossos professores doam o óleo de cozinha que juntam em suas casas para a igreja, lá eles fazem sabão. Agora mesmo estou para postar em nosso blog, uma campanha de coletas de copos de guaravita (suco de guaraná) altamente consumido por nossos alunos, que serve para fazer canos de PVC.Recolhemos todos os dias após a merenda e esta dando tão certo que os alunos estão recolhendo também nas localidades aonde moram e trazendo. Por incrível que pareça em 15 dias de coleta já temos sacos de lixo cheios de copo.Na nossa última venda (início da campanha) ao ferro-velho entregamos 13 kilos de copos...Esses copos estão deixando de ir para a natureza e ficar por lá anos esperando se decompor. Sabemos que é trabalho de formiguinha, mais estamos fazendo nossa parte...Assim que eu postar a campanha lhe aviso.
    Se vc quiser conhecer o meu outro blog o endereço é http://ler-com-prazer.blogspot.com. Vou ficar muito feliz em receber seu recadinho.Um grande abraço. Tenha uma semana de muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas