Coleta de Óleo


VOCÊ SABIA?
Cada 1 litro de óleo despejado na pia tem capacidade para poluir cerca de 1 milhão de litros de água. Além desse óleo causar poluição das águas, morte de peixes e outros impactos ambientais, o seu acúmulo nos encanamentos causa entupimentos e refluxo de esgoto, atraindo insetos e roedores.
O QUE PODEMOS FAZER ENTÃO?
Você pode separar o óleo usado toda vez que limpar sua frigideira, juntando-o em garrafas plásticas fechadas que você pode entregar para a Coleta Seletiva domiciliar toda vez que a cooperativa passar em sua casa.
Ou entregue o óleo usado nos pontos de entrega voluntária. Procure a escola mais próxima, posto de saúde ou centro comunitário e veja se eles estão participando do Programa.
Quando jogado diretamente na pia ou no vaso sanitário, além de ir parar diretamente nos rios e nos mares, o óleo pode entupir as tubulações. Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água. São fatores que encarecem o tratamento da água para o consumo humano.
Assim como o lixo reciclável, o óleo recolhido segue para empresas especializadas em reciclagem de óleo de fritura, com licença ambiental para a atividade. O óleo é transformado em sabão, detergente, produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos. Para ser entregue, o óleo deve ser armazenado em garrafas de plásticos (pet), de preferência transparentes. Não é necessário coar o material.
 Além dos programas municipais, outros órgãos públicos e privados também estão se tornando pontos de entrega de óleo usado. A mesma prática vem sendo adotada em alguns condomínios da cidade, onde os moradores armazenam o óleo usado e entregam diretamente para empresas que fazem o reaproveitamento do produto.
São iniciativas que somam esforços na tarefa de melhorar a relação do ser humano com o meio ambiente e com a cidade. Isso demonstra também que a Prefeitura está no caminho certo, oferecendo à população a estrutura necessária para ela fazer sua parte e colaborar.
Prejuízos do óleo de fritura ao meio ambiente
• Impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes.
• Prejuízo à oxigenação da água dos rios, causando danos à fauna aquática.
• Mau cheiro e poluição.
• Entupimento das tubulações.
Todos os dias, milhões de litros de óleo usado são jogados na rede de esgoto, ocasionando uma série de problemas ambientais e sociais que afetam toda a população, como:
Contaminação de rios e mananciais hídricos
O óleo que vai para os rios cria uma camada que bloqueia a entrada de luz e a oxigenação da água, prejudicando-a tanto superficialmente quanto profundamente. Para se ter uma idéia do potencial de contaminação, cada litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água, o que corresponde, segundo a SABESP, ao consumo de uma pessoa por 14 anos.
 Riscos para a saúde pública
Com o descarte incorreto, as inundações são facilitadas, já que o óleo entope os encanamentos fazendo com que os esgotos não deem conta da água da chuva, e as pestes (proliferadas por animais que vivem nos esgotos ou que se alimentam de seus resíduos) sejam espalhadas com facilidade.
 Aumento nos custos nas estações de tratamento de água
O óleo que é jogado no ralo contamina as estações de tratamento de água, ocasionando constantes entupimentos na rede, bem como aumento no custo do tratamento dos efluentes, já que muita verba pública é gasta com produtos químicos para neutralização dos óleos residuais provenientes de frituras que chegam aos esgotos.
 Contribuição para o aquecimento global
Chegando ao oceano e, em contato com a água do mar, o óleo libera gás metano (21 vezes mais agressivo que o carbono) na atmosfera, um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global.
Para que esses problemas sejam minimizados, o óleo usado deve ser descartado de maneira responsável. E a solução para essa questão é o encaminhamento desse óleo para reciclagem.
             www.rts.org.br
             www.ecologicacoleta.com.br

Comentários

  1. Oi,amei sua postagem e embora como já tenha dito em outro comentário que na minha cidade não existe coleta seletiva,todo óleo que sobra em minha casa minha mãe usa para fazer sabão que além de ficar ótimo ajuda na economia.Até a próxima

    ResponderExcluir
  2. Olá, primeiro agradecer por participar do seu blog. Já estou te seguindo, divulgando e defendendo essa causa. Sem duvida, um blog da maior importância que participo.
    Parabéns!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luís, muito legal essa postagem. Acho muito importante que as pessoas se conscientizem e não joguem o óleo usado na pia, além de entupir os encanamentos com o tempo, acaba poluindo os rios e mares. Aqui em casa já faz alguns anos que guardamos o óleo de cozinha e quando está cheio, damos para a igreja, onde existe um senhor que faz barras de sabão , dá para as pessoas mais necessitadas e usa também na limpeza da própria igreja.Já ganhei algumas vezes o sabão e ele é excelente, não deixa nada a desejar para os fabricados industrialmente. Lá na escola também, as professoras juntam e recolhemos para a igreja do bairro.
    Vamos fazendo nossa parte! Um abraço.Paz e Luz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas