Aquecimento Global

O aquecimento global tem sido uma preocupação mundial constante!
A origem do aquecimento global vem de 150 anos atrás, embora os cientistas pesquisem incessantemente as reais causas deste fenômeno ainda não se tem total certeza de que o aquecimento esteja sendo por causas naturais ou provocadas pelo homem.
Claro que os poluentes na atmosfera têm uma grande parcela de culpa da radiação que deveria ser refletida para o espaço e acaba por causa deles ficando retida aumentando assim o aquecimento.
Acho que principalmente com as mudanças climáticas dos últimos meses e as catástrofes que andam acontecendo estamos nos conscientizando do quanto o aquecimento global pode e vai interferir nas nossas vidas de forma devastadora.
É a natureza retribuindo aos maus tratos para com ela!
O que provoca o aquecimento global?
Em geral, é a libertação de gases e vapores produzidos através de queimadas nas matas, poluição provocada por carros e indústrias, que provoca o aquecimento da terra.
Eles destroem a camada de ozônio que tem a função de proteger a terra dos raios solares.
Com a destruição dessa camada a terra fica mais exposta ao sol, e consequentemente, a temperatura aumenta.
Quando o sol aquece a terra, alguns gases da atmosfera atuam como um vidro de uma estufa, absorvendo o calor e conservando o planeta quente o suficiente para manter a vida na terra.
O problema acontece devido às concentrações excessivas dos “gases estufa” que isolam a terra evitando que o calor escape, o que faz com que a temperatura do planeta aumente assustadoramente.
Que consequências o aquecimento da Terra pode provocar?
Alguns cientistas calculam um aumento de seis graus centígrados durante este século.
Se isso acontecer, as consequências em 2050 serão catastróficas.
As calotas polares derreterão e com isso o nível do mar subirá causando inundações e colocando em risco a vida da população das zonas costeiras, inclusive as grandes cidades; grandes alterações climáticas, em relação às chuvas e secas, provocando muitos prejuízos na agricultura, o avanço do deserto, terremotos, ondas gigantescas e Tsunamis como aconteceram na Ásia.
E ainda, a falta de água mundial, o que significa o fim, já que sem a água, não há vida na terra.
Estes são apenas alguns dos desastres que podem acontecer.
Existe algo a fazer?
Para reverter os efeitos do aquecimento global é preciso reduzir a quantidade de carbono e de outros gases químicos destruidores lançados na atmosfera em todo o mundo.
Os gases lançados na atmosfera podem permanecer por lá durante um ou mais séculos. Para que houvesse uma mudança significativa, deveria haver uma diminuição de 60% desses gases lançados.
O aquecimento global, não é um problema individual.
É preciso haver conscientização da população mundial para que ainda se possa fazer algo.
É uma luta contra o tempo, como se uma “bomba do tempo” estivesse ativada, correndo o risco de explodir a qualquer momento.
Portanto cabe a nós todos agir para que nossos filhos e netos encontrem um mundo melhor!


Consequências
Podemos ver ultimamente por todas as catástrofes que estão ocorrendo no mundo inteiro que precisamos nos preocupar sim já que o aumento do nível do mar causa preocupação demais, a diminuição das geleiras e as mudanças Climáticas.
Com todas estas mudanças visíveis e significativas algumas providências estão sendo tomadas por 162 países que assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997.
Este documento que foi assinado pelos países que são os maiores emissores de gases como a Coréia do Sul, China, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Alemanha, Índia e Brasil se comprometem a reduzir a emissão de gases em pelo menos 5% mas a maioria deles não tem feito nada para ajudar como, por exemplo, os Estados Unidos.
Sabemos que os esforços mesmo que mínimos já farão uma grande diferença e deixaremos aqui algumas dicas muito fáceis que se todos cooperarem com certeza algum efeito poderá surtir.
Dicas
  • Use menos água quente para diminuir a emissão de dióxido de carbono.
  • Recicle o lixo da sua casa, busque grupos de coleta em seu bairro.
  • Mantenha os pneus do seu carro sempre em ordem isso fará com que você economize combustível.
  • Use lâmpadas fluorescentes elas são mais caras mais duram muito mais e você economizará energia.
  • Menos de carro, peça carona ou vá de transporte público ou bicicleta.
  • Escolha produtos que possuam menos embalagem.
  • Coma menos carne e mais legumes, verduras e frutas fazem muito bem a saúde.
  • Desligue aparelhos eletrônicos, nada de dormir com a TV ligada.
  • Plante uma árvore e cultive plantas em casa.
  • Cozinhe com fogo baixo.
  • Use somente pilhas recarregáveis.
  • Compre papel reciclado.
  • Utilize uma sacola para as compras evitando aquele monte de sacolas plásticas.
  • Use mais o telefone e a internet e assim não precisará se locomover para uma reunião de 15 minutos.
  • Economize CDs e DVDs porque eles levam 450 anos para se decompor.
Atenção!
Estas são somente algumas dicas que qualquer um de nós podemos fazer, sabemos que nos próximos 100 anos as coisas piorarão muito se nada for feito e nós brasileiros sofreremos as conseqüências com o mundo.
Ninguém está imune ao aquecimento global, e o aumento de temperatura poderá afetar e desequilibrar o ecossistema e perderemos muitas espécies.
Precisamos agir rapidamente!

Comentários

Postagens mais visitadas