A terra está doente


O efeito estufa está a provocar alterações climáticas na Terra. Devolver a saúde ao planeta exige uma revolução ecológica.
A Terra tem febre. O clima mudou e já não há quatro estações no ano. Calor, secas, inundações, tempestades e correntes frias com neve atingem em simultâneo diferentes áreas do mesmo continente. Os cientistas atestam que a mão humana está por detrás das actuais alterações climáticas. A era industrial agravou a doença da Terra. Desde 1750, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 30 por cento. Este gás é um dos principais responsáveis pela criação do efeito de estufa. Foi o cientista francês Jean-Baptiste Fourier quem cunhou, em 1827, esse termo.
A Convenção das Nações Unidas saída, em 1992, da Conferência do Rio de Janeiro, no Brasil, foi assinada por 166 países e apelava à redução voluntária de emissão de gases que contribuem para o buraco na camada de ozonio. Todavia, pouco ou nada foi feito. Cinco anos depois, o Protocolo de Quioto, no Japão, decidiu que os países poluidores deviam chegar a 2012 emitindo menos 5,2 por cento destes gases do que faziam em 1990.
Entretanto, os Estados Unidos abandonaram o protocolo em 2001. E a maioria dos países ultrapassou os limites que lhes foram reconhecidos. Portugal também. Em finais de 2004, a Rússia ratificou o Protocolo de Quioto. O documento entrou em vigor em Fevereiro passado, sete anos depois de ter sido escrito, nos 136 países que o ratificaram. Juntos são responsáveis por mais de 60 por cento da emissão dos gases poluentes. A Terra não suporta mais atrasos. O ano de 2003 foi o mais quente desde 1880. Só na Europa, a onda de calor matou 31 mil pessoas.
Estratégias
O Protocolo de Quioto é um pequeno passo para corrigir as alterações climáticas. É preciso fazer uma revolução ecológica, em cada casa, em cada pessoa, assumindo gestos concretos. Desligar a iluminação, aquecimento e televisão quando se deixa uma divisão para ir para outra; lavar roupa ou louça com a máquina cheia, a 40ºC em vez de 60ºC; cozinhar com as quantidades exatas e utilizando utensílios economicos, que aqueçam mais depressa e aproveitem o calor, tudo junto faz com que, numa semana, se poupe energia equivalente ao gasto de dois dias.
Uma lâmpada fluorescente compacta, ao gastar metade da energia que uma lâmpada de filamentos, gera também metade do dióxido de carbono na produção de eletricidade para a alimentar, para além de durar dez vezes mais.
É importante ter também presente que um grau a menos no termostato do frigorífico significa dez por cento a menos de eletricidade gasta e a redução de 50 quilos de gás com efeito de estufa por ano. Anotar as compras para a semana ou mês de forma a reduzir as idas ao hipermercado, fazer compras no bairro com deslocações a pé são uma boa estratégia para evitar a utilização excessiva de transportes. O ambiente agradece também o uso de sacos reutilizáveis em vez dos descartáveis de plástico.
A opção por fontes limpas de energia – solar, eólica, marítima, hidrogenio – ou menos poluentes – biodiesel e gás natural – diminui uma tonelada de emissões de dióxido de carbono cada ano. Defender as florestas e plantar árvores, minimizar o consumo do papel e cuidar dos móveis e dos derivados da madeira são ações práticas que em tudo contribuem para a boa gestão de recursos. O cuidado em reciclar e comprar material reciclado diminui desperdícios e permite poupanças.
Também na produção alimentar é possível racionalizar o consumo. A criação de animais e a cultura de vegetais de forma intensiva gera meio quilo de metano por cada quilo produzido.
Em suma, é urgente pensar que o mundo não nos pertence, mas foi-nos emprestado pelos nossos filhos, como diz um provérbio africano.
O que é o efeito estufa
A Terra está envolvida por uma camada de gases e vapor de água. Esta camada impede que os raios solares retornem imediatamente para a atmosfera. Se isso acontecesse, o planeta seria, em média, 30 graus mais frio.
Contudo, a concentração excessiva de gases, como o dióxido de carbono, o óxido nitroso e o metano, faz com que a camada se torne mais espessa e impeça que um maior número de raios solares se escape para o espaço. Por isso, a temperatura do planeta aquece e todo o clima fica alterado.
GASES QUE PROVOCAM O EFEITO DE ESTUFA

         Gás                                                   Durabilidade (anos)         Contribuição (%)

Dióxido de Carbono (CO2)                             50 a 200                                  64

Metano (CH4)                                                   9 a 15                                     19

Polifluorcarboneto (CFC)                              50 a 1700                                 10

Óxido Nitroso (N2O)                                         120                                        5,7

Hexafluoreto de Enxofre (SF6)                       3200                                     0.08

Hidrofluorcarboneto (HFC)                          1,5 a 264                                0,05




Comentários

Postagens mais visitadas