Técnico em Meio Ambiente


O Técnico em Meio Ambiente têm conhecimento e visão crítica da legislação ambiental. Está capacitado para desenvolver técnicas que visam à proteção e à recuperação da natureza, a promover projetos de educação ambiental e executar o monitoramento de águas e efluentes; atua também no gerenciamento, na fiscalização e no controle ambiental, objetivando evitar a poluição e contaminação de ecossistemas.
Que atividades desempenha:
- Identifica os processos de intervenção antrópica sobre o ambiente e as características das atividades produtivas geradoras de resíduos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos, identificando as consequências sobre a saúde humana e sobre a economia;
- Planeja e promove programas de educação ambiental.
- Organiza e atua em campanhas de mudanças, adaptações culturais e transformações de atitudes e condutas relativas ao meio ambiente.
- Fiscaliza as ações sobre o meio ambiente.
- Executa os exames laboratoriais de análise de água e efluentes.
- Gerencia a aplicação de tecnologias de prevenção e correção da poluição.
- Auxilia na implementação de sistemas de gestão ambiental em organizações.
- Avalia causas e efeitos dos impactos ambientais globais na saúde, no ambiente e na economia.
- Promove ações de saúde pública.
Mercado de Trabalho
O técnico em meio ambiente é o profissional que participa de atividades de gestão, conservação e educação, bem como de processos produtivos, com visão integrada e domínio de técnicas e de tecnologias que contribuem para o aprimoramento da qualidade ambiental.
O profissional pode atuar em ambientes naturais, urbanos ou rurais, nas esferas pública, privada ou em organizações não-governamentais, integrando equipes multiprofissionais e assumindo o papel de protagonista de ações que busquem a qualidade ambiental em qualquer segmento em que exerça sua atividade profissional.
Nas últimas décadas, cada vez mais se intensifica em todo o planeta, a preocupação com o meio ambiente. Neste sentido, ano após ano, os olhos do mundo se voltam com interesse crescente para o Brasil, em função de nossas grandes e variadas riquezas naturais. Tal fato, de saber público, vem exigindo de nosso país, não só devido ao interesse da comunidade externa, mas também em função de nossa própria necessidade de sobrevivência, a formação de profissionais cada vez mais capacitados quanto à busca de uma relação harmoniosa e sustentável com o ambiente onde vivemos e do qual dependemos. Esta maior capacitação, por conseqüência, exige, cada vez mais cedo, a formação de profissionais com conhecimentos especializados na área ambiental.
O Curso Técnico em Meio Ambiente tem como objetivos gerais as seguintes diretivas:
  • Fornecer mão de obra especializada ao mercado local atendendo ao crescimento da demanda na região;
  • Dar uma formação técnica multidisciplinar aos alunos, resultando numa formação holistica, onde os problemas a serem solucionados, sejam resolvidos combinando-se ramos diferentes do conhecimento;
  • Formar profissionais de nível técnico qualificado para atender soluções dos problemas de meio ambiente básico e industrial, como: monitoramento de ar, água e solo, aplicações de tecnologias de controle ambiental, tratamento e gerenciamento de água, esgotos, limpeza pública, resíduos e impactos ambientais;
  • Identificar as alterações, os desequilíbrios e as degradações físicas, quimicas e biológicas dos sistemas ambientais da natureza;
  • Identificar e correlacionar o conjunto de aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais;
  • Aplicar técnicas e conhecimentos em educação ambiental.
Qual o objetivo deste curso?
  • O aluno é capacitado a reconhecer as relações existentes entre os elementos dos meios físico, natural e sócio-cultural, utilizando tecnologias adequadas ao trato das questões ambientais, em consonância com a legislação pertinente.
Em que área posso atuar?
  • O Técnico Ambiental pode atuar em ambientes urbanos, rurais e naturais, nas esferas pública ou privada, integrando equipes multiprofissionais e participando das atividades de gestão, tecnologia, conservação, educação ambiental e pesquisa aplicada.
O que eu serei ao concluir?
  • Estuda o meio ambiente e os processos produtivos com o objetivo de buscar soluções de baixa emissão de poluentes. Elabora estudo de impacto ambiental de obras. Participa da elaboração e execução de projeto de recuperação de áreas devastadas ou degradadas. Capacidade de análise e de concentração, espírito de investigação, iniciativa, gosto por atividades ao ar livre e contato com a natureza. O Técnico Ambiental é um profissional habilitado para atuar na área do Meio Ambiente com sólida formação profissional, capaz de lidar com eficiência com questões como o uso inteligente dos recursos naturais, redução das infrações ambientais e destinação final adequada dos rejeitos, bem como estruturar e modular programas de educação ambiental para empresas e comunidade, adaptando às necessidades e a legislação vigente viabilizando soluções de problemas inerentes a prática.  

Fonte: Google e do Técnico em Meio Ambiente redator do blog

Comentários

Postagens mais visitadas