Carros Ecológicos

Os carros ecológicos são cada vez mais populares em todo o mundo, recorrendo a energias alternativas permite que o condutor usufrua de energias naturais para fazer o seu veículo movimentar-se de uma forma igual aos carros normais. Os mais comuns hoje em dia são os carros solares, recorrendo à energia natural do sol, os carros movimentam-se tal como os outros, no entanto sem poluição e com a garantir de uma maior durabilidade do que os outros.
Neste tipo de carros, a energia emitida pelo sol é recebida por painéis solares estrategicamente colocados no exterior do veículo, acumulando assim toda a energia e fazendo com que esta seja convertida em energia elétrica, alimentando assim o seu motor elétrico da forma necessária para que o mesmo se desloque.
A construção deste tipo de carros é feita tendo em conta a alta necessidade de uma eficiência bastante elevada, principalmente no que diz respeito à otimização da energia recebida e da sua acumulação, sem desperdício da mesma e acumulando para posterior utilização na ausência da luz solar (noite, etc.).
Apesar de serem veículos que funcionam através da luz solar, a sua autonomia é extremamente elevada, com veículos a poder percorrer cerca de 3000km com a energia solar acumulada equivalente a cerca de 5 litros de gasolina, podendo os veículos atingir velocidades de 160km/h.
São cada vez mais as marcas que estão a apostar neste tipo de veículos, já que o uso de energias alternativas é também uma grande novidade em crescimento. Os veículos têm um valor inicial mais elevado do que os restantes, no entanto a enorme poupança que se faz durante o tempo de vida do veículo é o suficiente para aliciar cada vez mais automobilistas a escolher este tipo de veículos ecológicos em detrimento dos restantes.
O ambiente está a ficar cada vez mais degradado, e nos últimos tempos tem havido uma grande discussão á volta da criação de carros ecológicos, que sejam mais amigos do ambiente e nos humanos possamos poupar mais o nosso planeta.
Os carros solares são o grupo dos carros ecológicos mais comuns, estes carros são nem mais nem menos carros que utilizam uma energia especial para andar, a energia obtida a partir do nosso sol. Neste processo os raios solares emitidos são captados através de painéis solares, que irão transformar a energia obtida pelos raios em energia eléctrica, fazendo assim com que o carro consiga andar sem necessitar de nenhum outro combustível, reduzindo assim significativamente a poluição mundial.
Para obter um bom rendimento é necessário ter alguma atenção na idealização do automóvel solar a construir, pois a energia disponibilizada será proporcional à área de painéis solares. Por outro lado, não se poderá construir um carro com dimensões exageradas, pelo que o fabrico deste tipo de carros tem de ser muito bem estudado.
Estes carros ainda estão pouco disponíveis para a sociedade em geral, sendo apenas mostrados em feiras de tecnologia e utilizados em algumas competições específicas. Mas estamos á espera que saiam no mercado, para podermos começar todos a voltar a por o mundo mais verde, e um lugar ainda melhor para se viver.
Carros ecológicos e suas vantagens
Os carros ecológicos estão cada vez mais presentes na nossa sociedade, no entanto poucos conhecem as suas reais vantagens de utilização, seja para os seus utilizadores ou para o planeta em si, já que é uma das suas principais vertentes.
Poluição – os carros ecológicos permitem a condução sem qualquer tipo de emissão de gases poluentes, sendo assim bastante vantajoso para o ambiente já que não contribuem (como acontece com os restantes veículos). Assim, além de estar a contribuir para um planeta mais saudável, estará ainda a comprometer-se com a redução do efeito de estufa cada vez mais importante.
Barulho – estes veículos permitem ainda uma condução bastante mais silenciosa, principalmente nos carros elétricos onde não existe o barulho do motor que foi substituído pelo motor elétrico, bastante mais silencioso. Existem exceções que podem não cumprir este requisito, no entanto na maior parte das vezes, o barulho é muito mais reduzido do que os carros normais, facilitando assim a condução.
Custo – o custo associado a este tipo de veículo pode ser dividido em duas etapas, na compra e na manutenção. Na compra, é muito comum ver preços bastante elevados, principalmente pelos valores dos seus componentes, no entanto esse valor é atenuado através do custo baixo de manutenção e dos combustíveis usados, sejam os biocombustíveis ou as energias alternativas. É ainda importante salientar que estes veículos não pagam o pagamento de imposto sobre veículos e imposto de circulação, o que reduz ainda mais os custos.
É certo que existem outras vantagens dos carros ecológicos, nomeadamente no que diz respeito à sua utilização perante o planeta, no entanto estas três enumeradas são as mais importantes. Assim, se ainda não tem um carro ecológico e está à procura de uma boa solução, aguarde pelo lançamento dos carros ecológicos de 2011 e escolha o mais adequado para si.
Carros a Biocombustível
Além da poluição que provocam, um problema também relacionado com os combustíveis fósseis é o facto de estes serem recursos não renováveis. Assim, há que procurar alternativas que resolvam, pelo menos, um dos dois problemas associados aos combustíveis fósseis.
Uma solução é a utilização de biocombustíveis. Mas, o que são biocombustíveis?
Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica, desde que não sejam de origem fóssil. Este tipo de combustível é considerado um recurso renovável, porque a sua produção é maior do que o consumo, sendo assim uma solução mais benéfica para a preservação de recursos.
No entanto, os biocombustíveis acabam por emitir carbono na mesma. Sendo assim, qual é a vantagem? A vantagem é que o carbono emitido neste caso é carbono proveniente de plantas e outros recursos biológicos, pelo que, na prática, o carbono é reciclado e não sintetizado, ajudando a manter a concentração de carbono na atmosfera, não a aumentando tanto.
Por outro lado, há também desvantagens significativas. Por um lado, a sua produção e transporte até às estações de serviço é um processo mais complexo e que envolve mais custos. Depois, para produzir biocombustíveis são necessárias grandes quantidades de produtos agrícolas, o que levará a um aumento da procura. Este aumento de procura leva ao aumento dos preços, o que provocará dificuldades econômicas nas populações mais pobres.
Os biocombustíveis ajudam a preservar a quantidade de carbono e derivados presentes na atmosfera, mas continuam a não ser a solução ideal. 

Comentários

  1. gostei muito da materia ajudou me muito no trabalho da escola

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas