Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas
O modo como o homem vem
utilizando os recursos naturais de forma inadequada tem levado a muitas
consequências, sobretudo para o meio ambiente que cada vez mais vem sendo
degradado, onde o ser humano tem visado apenas o lucro em detrimento da
degradação ambiental. Diante dessa situação, se faz necessária uma educação
ambiental que conscientize as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que
possam ter acesso a uma melhor qualidade de vida, mas sem desrespeitar o meio
ambiente, tentando estabelecer o equilíbrio entre o homem e o meio. A educação
ambiental deve ser um exercício para a cidadania.
A expressão “Educação Ambiental”
(E.A.) surgiu apenas nos anos 70, sobretudo quando surge a preocupação com a
problemática ambiental. A partir de então surge vários acontecimentos que
solidificaram tais questões, como a Conferência de Estocolmo em 1972, a
Conferência Rio-92 em 1992, realizada no Rio de Janeiro, que estabeleceu uma
importante medida, Agenda 21, que foi um plano de ação para o século XXI
visando a sustentabilidade da vida na terra, dentre outros.
A sobrevivência humana sempre esteve
ligada ao meio natural. Mas com o padrão desenvolvimentista de acumulação e
concentração de capital, verifica-se uma apropriação da natureza de forma
inadequada, onde se retira dela muito além do necessário ao sustento humano em
nome do capitalismo que só visa o lucro, provocando desequilíbrio na relação do
homem com o meio natural, onde o processo de degradação tem aumentado cada vez
mais, comprometendo a qualidade de vida da sociedade. Desta maneira se faz
necessário medidas urgentes em todo mundo quanto a uma conscientização das
pessoas que a levem a gerar novos conceitos sobre a importância da preservação
do meio ambiente no dia-dia, e a educação ambiental é uma ferramenta que
contribuirá significativamente neste processo de conscientização.
Educação
ambiental na educação básica
As questões ambientais vêm
adquirindo uma grande importância na nossa sociedade. Estudos acerca dos
problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção
mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto a escola emergiu suas
discussões sobre a educação ambiental, com um processo de reconhecimento de
valores, em que as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na
formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo.
Portanto a EA deve estar presente em todos os segmentos e níveis da educação
formal de maneira que seja desenvolvida com uma prática educativa integrada,
contínua e permanente.
Como perspectiva educativa, a
educação ambiental deve estar presente, permeando todas as relações e
atividades escolares, desenvolvendo-se de maneira interdisciplinar, para
refletir questões atuais e pensar qual mundo queremos, e, então, por em prática
um pensamento ecologista mundial. A Educação Ambiental não deve se destinar como
uma nova disciplina do currículo escolar, precisa ser uma aliada do currículo,
na busca de um conhecimento integrado que supere a fragmentação tendo em vista
o conhecimento.
Na educação infantil, a
apresentação de temas ambientais na educação deve dar ênfase em uma perspectiva
geral, sendo bastante importante que atividades sejam desenvolvidas com os
educandos, de forma a estimulá-los, tendo em vista que nesta fase as crianças
são bastante curiosas e é comum uma maior integração e participação das mesmas,
onde a aprendizagem neste sentido deve ser contínua. A partir disso, é
importante que sejam apresentados temas pertinentes que levam a uma
conscientização, de maneira que esta criança dissemine tal conhecimento, pois é
comum uma criança ao adquirir um novo conhecimento repassar principalmente para
seus familiares. Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas
ecologicamente corretas para incutir uma conscientização a cerca do meio
ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o
desenvolvimento de uma educação Ambiental de qualidade, estabelecendo o meio
ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas,
experiências práticas, atividades fora de sala de aula, projetos, etc.,
conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros
espectadores.
Desafios
Considerando a importância da
temática ambiental é necessário que se desenvolvam conteúdos, ou seja, meios
que possam contribuir com a conscientização de que os problemas ambientais dizem
ser solucionados mediante uma postura participativa de professores, alunos e
sociedade, uma vez que a escola deve proporcionar possibilidades de
sensibilização e motivação para um envolvimento ativo dos mesmos. Outro desafio
é que se faz necessário que sejam proporcionadas aos educadores condições para
que possam trabalhar temas e atividades de educação ambiental que possam
conduzir a práticas pedagógicas, materiais didáticos, guias curriculares e
projetos que incentivem o debate, a reflexão sobre as questões ambientais e a
construção de uma consciência crítica.
É importante a articulação de
ações educativas voltadas para a preservação do meio ambiente e a escola é o
espaço mais indicado e privilegiado para implementação dessas atividades, uma
vez que, ela através da Educação Ambiental deve levar o aluno a buscar valores
que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente, conscientizando-os de forma a tentar gerar
novos conceitos e valores sobre a natureza, alertando sobre o que se pode e
deve ser feito para contribuir na preservação do meio, tentando assim, estabelecer um equilíbrio
entre homem e natureza na busca por um mundo melhor, e desta forma possa
disseminar tal conhecimento para a sociedade.
Infelizmente, nem sempre a Educação
Ambiental é desenvolvida como deveria, onde não há efetivamente o
desenvolvimento de uma prática educativa que integre disciplinas. O modo como a
Educação Ambiental é praticada nas escolas e nas salas de aulas, é através de
projeto especial, extracurricular, sem continuidade, descontextualizado,
fragmentado e desarticulado. Professores não recebem estímulos, e a comunidade
escolar não dá o suporte que deveria de modo a deixar uma grande lacuna de
conhecimento para os alunos tornando-se apenas ouvintes e não praticantes,
quando deveriam ser estimulados através de atividades e projetos a exercer essa
consciência a partir de sua realidade e comunidade. Outro fato é que nas
escolas publicas a situação é ainda mais agravante, pois como sabemos a
educação esta sucateada e não oferece condições adequadas para o
desenvolvimento de uma educação eficaz e de boa qualidade.
Fonte: Ambito Juridico
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