Principais problemas ambientais no mundo e no Brasil


É possível dividir os problemas ambientais do mundo em três níveis, alterações climáticas, formas distintas de poluição e extinção de espécies e desmatamento.

Alterações Climáticas

Os efeitos de El Niño e La Niña - São fenômenos que se manifestam nas águas oceânicas do Pacífico ocasionando alterações no clima do planeta Terra e interferências nas variações de temperatura e na regularidade das chuvas.
Geralmente seguido do El Niño ocorre a La Niña, porém com efeitos contrários. O aumento dos ventos alísios carrega as águas quentes superficiais para a Ásia, e as águas frias seguem a direção inversa, chegando à superfície aos arredores do litoral peruano.
Degelo no Mundo - O degelo é um dos efeitos do aquecimento global que vem ocorrendo em diversas partes do planeta.
 As grandes cordilheiras mundiais estão tendo suas massas de gelo e neve reduzidas.
De acordo com os especialistas no assunto, até o ano de 1997 a região Ártica já tinha 14% de sua área reduzida, e a Antártica possuía 3000 Km2 de degelo.

Formas distintas de poluição

Poluição do ar - É causada principalmente pela queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo) que aumenta a concentração de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera terrestre.
Poluição da água - As águas são contaminadas pelo lançamento de materiais poluentes nos mares, rios, lagos e represas. Lixo, produtos químicos e esgoto sem tratamento são os principais poluentes das águas e a despoluição das águas é um processo bastante trabalhoso.
Poluição do solo - É causada pelos lixos que são jogados em locais impróprios e que demoram se decompor, e por componentes químicos.
Poluição sonora - Ocorre principalmente nos grandes centros urbanos devido às buzinas, ruídos de motores e escapamentos, máquinas, e pessoas falando ao mesmo tempo, prejudicando o sistema auditivo.
Poluição visual - É provocada por placas, propagandas, outdoors, pichações dispostos em ambientes urbanos, que além de poluir o visual das cidades, tiram a atenção dos motoristas contribuindo para os acidentes de trânsito.

Extinção de espécies e desmatamento

Muitas florestas estão sendo derrubadas para o comércio de madeira, ou sendo queimadas para a formação de pastos e para o crescimento urbanização. Animais estão sujeitos à caça e pesca predatória para a comercialização de sua pele e carne.
Com isso, muitas espécies de plantas e animais correm sérios riscos de entrar em extinção.
Importância das florestas - As florestas são muito úteis para a vida na terra, é o habitat mais diversificado do planeta. A importância das florestas está relacionada a alguns fatores:
. Conservam o equilíbrio entre os gases presentes na atmosfera.
. Mantêm o equilíbrio da temperatura.
. Protegem os rios, diminuindo as chances de assoreamento.
. Protegem os solos da água da chuva, evitando que ela passe pelo tronco e infiltre no subsolo.
. Favorece a existência de animais de várias espécies, fornecendo alimento à eles.
Portanto, a destruição das florestas representa um grande risco ambiental.
O selo verde - O Conselho de Manejo Florestal (FSC), uma ONG ambientalista internacional, representa o selo verde que apóia os produtos de origem florestal de maneira sustentável.
O lixo - Com o crescimento populacional, a quantidade de lixo produzido também tem aumentado. A decomposição é uma forma de controlar o lixo urbano, porém grande parte desse lixo não é biodegradável, portanto, não se decompõe causando a poluição.
O lixo das cidades pode ser levado para os lixões, aterros sanitários ou passam pelos processos de incineração ou compostagem.

Lixão - Os Lixões são extensos terrenos a céu aberto para onde os lixos urbanos são levados.
Neste local o lixo não recebe tratamento adequado, causando grandes problemas ambientais como a reprodução de moscas e a produção do chorume através da decomposição do lixo, substância altamente tóxica que contamina os lençóis freáticos e o solo.
Aterros Sanitários - O aterro sanitário é um local onde o lixo é enterrado em camadas alternadas de lixo e terra, evitando-se assim o mau cheiro e a proliferação de insetos. Na execução de um aterro sanitário, é importante impermeabilizar sua base para evitar a contaminação do subsolo e construir canais de drenagem para os gases e líquidos (chorume) que se formarão.
O lixo que vai para o aterro sanitário são os não-recicláveis, no entanto, é comum encontrar materiais recicláveis nos aterros, pois a coleta seletiva ainda não é realizada adequadamente.
Incineração - Incineração é um processo que consiste em queimar o lixo em câmaras de incineração, reduzindo o número de resíduos e destruindo os microorganismos causadores de doenças.

Compostagem - Compostagem é um processo na qual o lixo passa por uma triagem e é divido em três partes: material orgânico, materiais não-aproveitáveis e materiais recicláveis.
O material orgânico passa por um tratamento biológico, onde é produzido um composto que é usado como adubo para a fertilização do solo.

Os materiais não-aproveitáveis são levados para os aterros sanitários.
Os materiais recicláveis são direcionados para determinados locais onde ele será reaproveitado para fazer novos produtos.

Reciclagem - É um processo que reaproveita certos materiais com o intuito de reduzir a produção de lixos. É preciso nos conscientizar de que reciclar é importante para a vida do planeta, pois esta prática traz muitos benefícios, como a economia de energia, redução de poluição, limpeza e higiene das cidades, geração de empregos, entre outras.
Para reciclar é necessário adotar uma série de atitudes como a coleta seletiva, ou seja, não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo; reutilizar vasilhames, latas e sacolas, etc.


Fonte: www.colegioweb.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas